[sapl-dev] Controle de versões (era: Sapl Rrevisão 7401)

Adriano Rafael Gomes adriano-gomes em camaranh.rs.gov.br
Sexta Março 21 08:43:28 BRT 2014

On Thu, Mar 20, 2014 at 09:28:55PM -0300, Leandro Roberto Silva wrote:
> Pergunta pra quem tem versão customizada e diferente da oficial...
> tenho dois SAPL. ?. Produção e testes, mas os dois sao iguais entre
> si e diferentes do Oficial... porem quero continuar contribuindo com
> o oficial e baixando as atualizações da comunidade...  Ta meio
> difícil de manter isso, hj foi um exemplo de dificuldade...  Será que
> vou ter que manter uma terceira instalação soh pra fazer commit e
> manter o oficial? Sem falar que pra jogar do servidor de teste para o
> de produção tenho que fazer no ctrl-c ctrl-v...

Aqui na CMNH fazemos assim:

 - 1 servidor de produção, com ZEO, com 3 clientes compartilhando a
   mesma base de dados:
   - cliente1, com um conjunto de modificações locais, para uso interno
   - cliente2, com outro conjunto de modificações locais, com acesso
     somente de leitura, para consultas na Internet
     (sapl.camaranh.rs.gov.br)
   - cliente3, sem modificações locais, para execução de scripts sem
     precisar desligar o SAPL
 - 1 servidor de desenvolvimento, sem ZEO, com 3 cópias do SAPL:
   - cópia1, com as modificações locais do cliente1
   - cópia2, com as modificações locais do cliente2
   - cópia3, sem modificações locais

Todas as cópias são cópias de trabalho do SVN do Interlegis. Faço svn
update em todas as cópias. Meus commits são feitos a partir da cópia3,
para evitar de publicar modificações locais no repositório central do
Interlegis.

Mantenho as alterações locais com o programa quilt. Isolo cada
alteração em um patch separado, por exemplo:

adriano-gomes em info06:/usr/local/src/sapl/quilt/client1$ quilt series
caixa-alta
esconde-texto-integral

adriano-gomes em info06:/usr/local/src/sapl/quilt/client2$ quilt series
zsql-ro
extensao-nome-arquivo
caixa-alta
esconde-texto-integral

Alguns patches são compartilhados entre a cópia1 e a cópia2.

Acredito que algumas alternativas a esse esquema que montei seriam
manter as modificações da CMNH em branches específicos no repositório
do Interlegis, ou migrarmos todos para um controle de versões
distribuído.

Também tenho interesse em sugestões para facilitar o gerenciamento do
código fonte do SAPL conciliado com modificações locais.

--
Adriano Rafael Gomes
Analista de Suporte