Quinta Setembro 27 11:33:09 BRT 2012

Em 27-09-2012 11:16, Fabiano Weimar dos Santos escreveu:
> Jean,
>
> tu não acha que isso é "achar sarna para coçar"?
>
> É o tipo de coisa que é tecnicamente viável, mas na prática pode ser
> um desastre homérico. Imagine migrar centenas de instalações SAPL.
> Muita gente simplesmente não vai migrar para não se incomodar, ou
> simplesmente pq não vai querer correr riscos desnecessários.
>
> Dado as implicações técnicas, sou -1.
>
> IMHO, Se você não gosta da Oracle, use MariaDB.

A questão não é só não gostar da Oracle, mas unificar todos os sistemas
com o mesmo SGBD PostgreSQL que o Interlegis adotou como principal. Já
que vocês estão propondo mexer no banco, que se mexa tudo de uma vez e
se faça uma migração só, tudo de uma vez. O SAPL ainda usa encoding
iso-8859-1 e essa também seria uma boa oportunidade para migrar tudo
para utf-8, tendo, portanto, que migrar todos os dados do banco.

Como o Morale citou, o SAPL foi desenvolvido em 2001 e naquela época
isso era o padrão e suas melhores práticas, hoje já tem coisas
diferentes e melhores e é uma boa oportunidade para dar uma modernizada
técnica no sistema. Eu acho que se for mexer em banco e suas estruturas,
em vez de ter que fazer isso em prestação e ficar fazendo várias
migrações, que se faça isso tudo de uma vez só e se faça somente uma
migração, tudo de uma vez.

Abraço,

--
Jean Ferri