[plonegov-br] Projeto de migração de sítios do antigo MTE (depois ME e agora MTP)

Celi celi em dieese.org.br
Terça Setembro 14 21:14:31 -03 2021

Olá,

cheguei à lista procurando informações sobre a migração de sítios para o
novo portal gov.br. Explico:

Trabalho no Dieese, organização sem fins lucrativos da sociedade civil.
Estamos executando um termo de fomento (com recursos de emenda
parlamentar) com órgãos ligados ao antigo MTE (Ministério do Trabalho e
Emprego), entre eles os responsáveis pelos sítios:

http://obtrabalho.mte.gov.br/ (ONMT - Observatório Nacional do Mercado
de Trabalho)

http://pdet.mte.gov.br/ (PDET - Programa de Disseminação de Estatísticas
do Trabalho)

O Dieese, em convênio anterior (2014), colaborou com o desenvolvimento
de uma plataforma para a Rede Observatórios do Trabalho (RedeOT),
baseada no Noosfero. Por diversas razões, esse projeto foi descontinuado
recentemente, mas a plataforma ainda é acessível por IP.

O plano atualizado no termo de fomento é o de migrar tanto conteúdos dos
sítios baseados (creio que) no  Joomla (ONMT e PDET) quanto os da RedeOT
para o portal único gov.br.

Olhando os arquivos dessa lista, recuperei um histórico bem legal num
post
<https://colab.interlegis.leg.br/archives/thread/plonegov-br/versao-do-idg-do-govbr-vs-do-portal-padrao-e-o-futuro-do-portal-padrao-com-a-implementacao-do-govbr#msg-165298>de
9/6/2020 e sequência. Infelizmente a conversa com o Serpro parece que
não evoluiu. Depois disso, achei o Manual de Migração
<https://www.gov.br/governodigital/pt-br/legislacao/gov-br/gov_br_manual_de_migracao.pdf>
da Secom. Mas ainda fiquei sem saber qual a versão do Plone que está
rodando no portal - é a 4.3?

Estou preparando um termo de referência para contratação de pessoa
jurídica para o serviço. Nós vamos trabalhar também nesse produto, mas
mais na arquitetura da informação e definições, junto também com os
órgãos do MTP envolvidos.

Baseada em alguns nomes que encontrei por aqui no Colab, cheguei a três
empresas: a Simples Consultoria (que já trabalhou com a gente há muito
tempo e achava que não existia mais), a CeOS Brasil e a ForContent -
porém foi um garimpo difícil, nem sei se vou poder contar com alguma
delas para esse projeto. Nós iremos enviar convites para participação no
edital. Não temos obrigação de seguir a 8666, mas temos processos
parecidos. Vocês teriam empresas para indicar?

Agradeço demais a atenção.

Celi Audi
Tecnologia da Informação - DIEESE