[plonegov-br] Problemas sérios com Plone no MAPA

Bruno Barbosa bsbruno1 em gmail.com
Segunda Março 2 15:58:59 -03 2020

Oi André,

Respondendo a dúvida dos *.cfg: Sim, sempre que você alterar o buildout.cfg
(e relacionados) você precisa rodar o buildout e reiniciar as instâncias.

Sobre a lentidão do portal do MAPA:
Olhei apenas a home principal e ao que parece o cache não está acontecendo.
Olhando os headers temos algumas informações que indicam isso:

1. X-Cache: MISS

O Varnish não está conseguindo encontrar uma versão cacheada da página e
está sempre descendo para o Plone;

2. Cache-Control: max-age=0, must-revalidate, private

Esse max-age com valor "0" não vai manter uma versão cacheada da sua
página. Tem que buscar uma forma de alterar isso;

3. ETag: "||1593184|pt-br|0|brasil_gov_facetada|0|1522016934.85"

Veja se esse "ETag" é realmente necessário, se não for você pode retirar na
configuração do plugin. Se for necessário o varnish precisa saber lidar com
isso pois cada requisição o primeiro valor é alterado "1593184" (no exemplo
acima), e se o varnish não estiver configurado para lidar com esse
cabeçalho ele sempre vai achar que tem que servir uma página nova;

curl -I http://www.agricultura.gov.br/
HTTP/1.1 200 OK
Server: nginx