[plonegov-br] IDG 2.2 + Postgres

Clayton claytonc.sousa em gmail.com
Quinta Junho 18 12:57:09 -03 2020

Pedro,

O RelStorage funciona bem e não tem diferenças no comportamento do portal,
se bem configurado o portal fica mais rápido, mas você não conseguirá fazer
SELECT, INSERT etc como em um banco relacional para buscar as informações,
será um ZODB armazenado em um banco relacional, ou seja, só terá acesso às
informações pelo Plone.

O uso do RelStorage é reversível quando quiser voltar para o ZODB é
possível.

Nas configurações existe a possibilidade de armazenar os blobs fora do
PostgreSQL,
não faça isso armazene os blobs dentro do banco de dados.

Não sei se o seu caso mas tem muitas equipes de infraestrutura, pelo menos
aqui em Brasília, utilizando NFS para compartilhar blobs entre instâncias
em instalações ZEO isso é totalmente desnecessária e só faz o portal ficar
lento.

Se for instalar as instâncias em máquinas diferentes configure
"shared-blob=off"  e elas irão enviar/ busca os blobs através do ZEO de
forma transparente e ajuste "blob_cache_size" e  "blob_cache_size_check"
para não encher o disco das máquinas clientes, porque os clientes fazem
cache dos arquivos para não ter ir toda fez no ZEO buscá-los.

E caso opte em ficar com o ZODB de uma olhada no ZRS.

*- https://pypi.org/project/plone.recipe.zope2instance/#basic-zeo-storage
<https://pypi.org/project/plone.recipe.zope2instance/#basic-zeo-storage>*

*--*

*Clayton*