[plonegov-br] Versão do IDG do gov.br vs do Portal Padrão e o futuro do Portal Padrão com a implementação do gov.br

Gleisson Henrique gleissonbr em gmail.com
Terça Junho 9 19:47:16 -03 2020

André,

 Vamos a um pouco de história e conceitos, acho que pode ajudar a muita
> gente entender nosso cenário.

   Ótimo resumo!

   Assim, sendo bem honesto, eu faço parte dessa lista desde 2011 e posso
afirmar que seu resumo tem precisão cirúrgica. Eu acompanhei a evolução do
IDG de longe pois a Marinha optou pelo Drupal, como vc disse nunca foi
imposto uma plataforma só a identidade visual única, mas me mantive na
lista por que sempre achei a ideia muito boa e a comunidade excelente. Até
que consegui uma brecha e coloquei o sítio de intranet em Plone e ninguém
nunca entendeu como o sítio conseguia ter a mesma identidade visual do
resto do governo :) A Marinha só adotou a IDG em 2015 quando terceirizou o
desenvolvimento de um tema drupal.   Eu me lembro de um thread perguntando
ao pessoal do Serpro sobre o DS <http://dsgov.estaleiro.serpro.gov.br/> mas
não foi dada muita informação. Eu sei que o template
<http://dsgov.estaleiro.serpro.gov.br/assets/design-system/templates/portal.zip>
não dá pra baixar.

A comunidade somos nós, não apenas o governo. A Secom, Serpro, presidência
> são apenas partes da comunidade.

 Por isso que falei que acredito que a existência da Comunidade independe
de qualquer outra questão. Por que, a Comunidade somos nós, bom eu de
telespectador até o momento mas pretendo me capacitar para poder
contribuir.

 Uma pena essa atual situação de não ter um diálogo. O diálogo, leia-se
colaboração, é benéfico para todos. Mas acredito que seja questão de tempo,
o cronograma é bem apertado se você for levar em consideração a dimensão da
implementação então eles devem estar envidando esforços na implementação.

Abraço,
Gleisson Henrique