[plonegov-br] Versão do IDG do gov.br vs do Portal Padrão e o futuro do Portal Padrão com a implementação do gov.br

André Nogueira agnogueira em gmail.com
Terça Junho 9 18:49:01 -03 2020

Vamos a um pouco de história e conceitos, acho que pode ajudar a muita
gente entender nosso cenário.

O Governo Federal adotou o Plone em 2009, ainda no governo Lula, de forma
oficial. A ideia era ter portais usando software livre, acessível e seguro.
Como símbolo, o primeiro portal a utilizar Plone nessa etapa foi o
brasil.gov.br, que na época era o principal Portal do governo. Depois dele
vários outros portais foram construídos com o Plone.
Nesse período cada portal era uma coisa única, desenvolvido por
empresas/profissionais diferentes, cada um utilizando suas ferramentas,
lógicas e recursos. Uns eram bons, outros muito mal feitos, mesmo usando o
mesmo CMS.

Em 2013, já no governo Dilma, depois de construir muitos portais com
visuais diferentes, a Secom teve a ideia de criar a Identidade Digital do
Governo Federal (IDG). A IDG nada mais era que uma identidade visual única,
que deveria ser utilizada em todos os portais da esfera federal, criando
uma unidade visual, independente de fornecedor ou plataforma utilizada.

Nesse momento, conseguimos vender para a Secom (e convencer o Serpro) a
ideia da importância do compartilhamento de código e de ter uma comunidade
brasileira ativa, que pudesse usar e ajudar no desenvolvimento do Plone.
Conseguimos que a Secom, através de suas agências de publicidade, ajudasse
a financiar uma instalação Plone que já viesse com o visual IDG.

Foi aí que nasceu o Plone IDG. Tendo com base a premissa de comunidade e
compartilhamento, essa instalação seria feita de forma aberta e livre desde
o início. Então ela seria propriedade da comunidade, seria desenvolvida
pela comunidade e livre para qualquer um utilizar, incluindo aí o governo
federal.

O Plone IDG basicamente era um buildout Plone, usando uma série de
complementos de terceiros (empresas brasileiras e estrangeiras) e alguns
desenvolvidos pela própria comunidade. E além desses complementos ele vinha
com um tema já com o visual IDG. A versão 1.0 ficou pronta ainda em 2013.

E foi um grande caso de sucesso, caso contrário não estaríamos discutindo
isso 7 anos depois. Milhares de portais foram construídos usando o Plone
IDG, gerando uma economia absurda para o governo. Infelizmente desconheço
qualquer estudo que tenha feito esta conta. Uma pena. E não só o governo
federal aproveitou essa iniciativa. Prefeituras, universidades, institutos
federais, TREs, TRTs...

Nos anos seguintes o IDG seguiu evoluindo. A Secom bancava o
desenvolvimento de recursos que queria, como a agenda enquanto as empresas
iam evoluindo seus complementos, como nós fazíamos com o embedder, NITF e
Cover entre outros. Outros órgãos iam desenvolvendo tiles ou outros
recursos de acordo com suas necessidades. Um exemplo foi o portal do Min do
Esporte para a Olimpíada de 2016, que gerou gerou uma série de tiles e
views que foram incorporados ao Plone IDG.

Em 2017, já no governo Temer, a Secom teve a necessidade de evoluir o
visual do IDG, criando uma nova linha visual para os portais. Dessa mudança
nasceu a linha 2.0 do IDG. Além do visual foram incorporados diversos
outros recursos que foram desenvolvidos pela comunidade nos anos
anteriores. Essa versão foi desenvolvida até 2018, quando temos nosso
último release oficial.

Em 2019, já no governo Bolsonaro, tentamos conversar para entender as
necessidades do governo. Levamos a necessidade de atualização urgente da
versão do Plone, para podermos utilizar a versão mais recente do Plone e
principalmente do Python, que perdeu o suporte em 01/01/2020 . Mas não
tivemos sucesso.

Ainda em 2019 foi publicado o Decreto 9.756 que basicamente obriga todos os
órgãos federais a deixarem seus portais de lado e entregarem seus conteúdos
ao portal único do governo até dezembro de 2020.

De lá pra cá o governo passou a utilizar uma estrutura que é um mistério
para todos, sem nenhum diálogo com a comunidade nem compartilhamento de
código. Aparentemente seguem utilizando o IDG, com um novo tema. Tema que
já está em uso pelo governo mas não foi compartilhado, assim como nenhum
novo recurso. Conheço diversos órgãos que pediram ao Serpro / Governo
alguma previsão de compartilhamento dos códigos mas nunca obtiveram
respostas. E dado o decreto e a ideia do Portal único, acredito que não
tenham nenhuma intenção de compartilhar. Mas isso não é fato, apenas minha
percepção de fora, dado que desde 2018 não temos mais acesso ao governo.

O Resumo da história:

- O Plone IDG é nosso
- A evolução do Plone IDG sempre dependeu de todos, não só do governo.
- O governo parece ter abandonado o IDG
- O governo aparentemente está investindo em um software sem suporte
(python 2.7)
- O Plone IDG urgentemente precisa evoluir para a versão 5 do Plone
- O Plone IDG precisa de um novo tema
- O Plone IDG precisa de nós para seguir em frente

Acho que é isso.

Eu infelizmente não consigo mais fazer isso sozinho.
Mas se alguém tiver vontade de fazer as coisas voltarem a andar, estou a
disposição com a força de sempre.

[]s
André