[plonegov-br] Versão do IDG do gov.br vs do Portal Padrão e o futuro do Portal Padrão com a implementação do gov.br

Gleisson Henrique gleissonbr em gmail.com
Terça Junho 9 14:49:09 -03 2020

Prezados,

   Confesso que tem sido um trabalho árduo conciliar as confusões geradas
pela falta de documentação/manual atualizados, diferença entre tema do
portal padrão e do tema do portal gov.br. Eu fiz uma engenharia reversa
utilizando algumas ferramentas de desenvolvimento e o inspetor dos
navegadores e montei o sítio de intranet do minha instituição.  E de cara,
não foi aprovado por estar "diferente dos principais sítios do governo
federal." Eu expliquei toda questão do enorme trabalho e esforço
comunitário por trás do Portal Padrão/IDG2.0 e do projeto gov.br que é
mantido, aparentemente, pelo SERPRO e etc mas no fim das contas para quem
não é de fato, envolvido em tudo isso, e nem da área técnica, a questão é
meio direta, né? Ou é igual ou não é igual. Com o negativo que recebi, eu
fiz um levantamento da atual situação dos sítios dos Ministérios, pelo
menos dos Ministérios listados aqui
<https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/ministros>. E
cheguei a é a seguinte lista:

Ministério Endreço Versão IDG / CMS
Casa Civil https://www.gov.br/casacivil/pt-br gov.br
Justiça e Segurança Pública https://www.justica.gov.br/MJ-
https://www.novo.justica.gov.br/ <https://www.novo.justica.gov.br/> IDG
V1.? / Plone
IDG V2.? / Plone
Defesa https://www.gov.br/defesa/pt-br gov.br
Relações Exteriores http://www.itamaraty.gov.br/ IDG V1.? / Joomla
Economia https://www.gov.br/economia/pt-br gov.br
Infraestrutura https://www.infraestrutura.gov.br/ IDG V1.?  / Joomla
Agricultura https://www.gov.br/agricultura/pt-br gov.br
Educação https://www.gov.br/mec/pt-br gov.br
Cidadania https://www.gov.br/cidadania/pt-br gov.br
Saúde https://saude.gov.br/ IDG V1.? / CMS Próprio
Minas e Energia http://www.mme.gov.br/ IDG V2.?   / Liferay
Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
http://www.mctic.gov.br/portal IDG
V1.? / OpenCMS
Meio Ambiente https://www.mma.gov.br/ IDG V1.? / Joomla
Turismo http://www.turismo.gov.br/ IDG V1.? / Joomla
Desenvolvimento Regional https://www.mdr.gov.br/ IDG V1.? / Joomla
CGU https://www.gov.br/cgu/pt-br gov.br
da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos https://www.gov.br/mdh/pt-br
gov.br
Secretaria-Geral https://www.gov.br/secretariageral/pt-br gov.br
Secretaria de Governo https://www.gov.br/secretariageral/pt-br gov.br
GSI https://www.gov.br/gsi/pt-br gov.br
AGU https://www.agu.gov.br/ IDG V1.? / CMS Próprio
BC https://www.bcb.gov.br/ Próprio
Legenda:
gov.br:  tema do gov.br e hospedagem no gov.br
IDG V1.? / CMS:  utiliza a primeira versão do IDG ou alguma variação que
tenta ser fiel a V1 e o CMS descrito.
Portal Padrão / CMS:  utiliza a segunda versão do IDG ou alguma
variação que tenta ser fiel a V2  (tema atual do portal padrão) e o CMS
descrito.

Eu não sei se a perspectiva
<https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/migracao-de-sites-para-o-portal-gov.br>da
Secretaria-Geral é muito otimista, mas, independente disso, a migração
quase que total para o gov.br já está, de fato, muito próxima de acontecer.
Até mesmo porque o prazo do Decreto 9.756
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9756.htm> não
está muito longe. Dito isto e considerando a massiva migração para o gov.br,
como ficará a manutenção do Portal Padrão pelo PloneGov-BR? Ele continuará
a ser mantido? Se sim, existe a previsão de atualizar o tema para as
definições de look and feel do gov.br?

Forte abraço,
Gleisson