[plonegov-br] diferenças entre a instância instalada e instruções do manual e guia de estilo

Gleisson Henrique gleissonbr em gmail.com
Terça Junho 2 19:22:42 -03 2020

Prezados,

 Eu estou iniciando no Plone. Depois da ajuda dessa lista, eu consegui
configurar o acesso a instância do Plone.

Versão

   - Portal Padrão 2.1.1

   - Plone 4.3.18 (4320)

   - CMF 2.2.10

   - Zope 2.13.28

   - Python 2.7.5 (default, Nov 27 2019, 09:57:45) [GCC 4.8.5 20150623 (Red
   Hat 4.8.5-39.0.1)]

   - PIL 3.3.3 (Pillow)

Eu estou seguindo as instruções do manual de gestão versão 2 [1]
<http://www.portalpadrao.gov.br/manuais/gestao-de-conteudo/manual-gestao_rev.pdf>
e do guia de estilo 2.0.1 [2]
<http://www.portalpadrao.gov.br/manuais/guia-de-estilo/guia-de-estilo-2-0-1.pdf
>.
Eu pude notar que há
algumas coisas bem diferentes entre as instruções do manual e das opções
que eu tenho disponíveis na minha instância.
Por exemplo:

Minha barra de opções no Laytout.
[image: image.png]

A barra de opções do menu do manual de gestão.
[image: image.png]

Notadamente, a versão do manual há mais opções, como por exemplo e entendi
que é bem utilizado no IDG o tile de
Notícias. Procurando no acervo da lista, eu aprendi que isso é configurável
no configuração do site / configurações de capa / tiles disponíveis
mas mesmo habilitando todas as opções, eu ainda assim não tenho o tile
notícias. Minha barra com todas as opções habilitada:

[image: image.png]

Com isso eu não consigo replicar nem o layout mais básico de página, como o
exemplo da pág 136 do manual:

[image: image.png]

Outra questão, na página 23 do Guia de Estilo, fala-se da aplicação de
marcas da autarquia no cabeçalho mas eu não vejo a opções de onde
habilitar. Assim como a opção de temas com cores azul, branca e verde. Na
minha opção de temas, eu só tenho azul e branca e no sitio modelo também só
consta as duas opções tb [3]
<http://www.portalpadrao.gov.br/noticias/conheca-os-temas-do-portal-institucional-padrao>
. As instruções do busca/cabeçalho estendido, na minha instância  apesar
de, aparentemente, estar configurada corretamente e habilitado:

[image: image.png]

A busca vem sem a imagem no background:

[image: image.png]

Alguém saberia me dizer se, tendo em vista, tanta diferença, vocês poderiam
me ajudar com as seguintes questões:

1) Pode haver algo de errada com minha instalação ou o manual e guia de
estilo estão desatualizados?

2) Assumindo que o manual está  desatualizado, qual é o tile que devo usar
no lugar do tile notícias?

3) Como habilito o brasão da minha autarquia no cabeçalho?

4) Aonde posso encontrar manuais e instruções para o IDG atualizado?

5) Aonde posso achar um repositório com as imagens e ícones utilizadas nos
portal padrão?

Muito obrigado!

Gleisson Henrique