[plonegov-br] Padrões de usablidade

Douglas Braga dbragasilva em gmail.com
Terça Outubro 9 14:51:23 BRT 2018

Boa tarde, Rafael.

Em 2013, eu apresentei um trabalho de conclusão de curso sobre a adoção do
Plone na Administração Pública Brasileira. Na pág. 25 do meu trabalho eu
incluí, dentre as características em destaque, o seguinte:

*Adequação aos padrões:* mediante constante e rigorosa observação às normas
de usabilidade e acessibilidade. As páginas do Plone são compatíveis com os
padrões
Seção 508 dos EUA e a classificação AA do W3C para acessibilidade, além de
usar padrões web de melhores práticas, como XHTML e CSS.

E na nota de rodapé:

“A Seção 508 do Ato de Reabilitação (EUA) requer que quando agências
Federais desenvolvem, protocolam, mantêm ou usam tecnologia eletrônica e de
informação, elas devem cumprir uma série de regras que garantem que esta
tecnologia atinge pelo menos um nível mínimo aceitável de Acessibilidade”
(PICKARD, 2006).
AA é um nível de conformidade definido no WCAG, padrão internacional de
acessibilidade na web, mantido pela WAI do W3C.

No site da Fundação Plone é possível encontrar um Relatório de Conformidade
de Acessibilidade:

https://plone.com/features
https://plone.com/vpat-accessibility-statement

At.te,