[plonegov-br] Treinamento Plone

Tarcísio Ribeiro Freire Junior tarcisiofreire em correios.com.br
Sexta Outubro 27 08:52:54 BRST 2017

Pessoal, bom dia!

Vocês poderiam nos indicar instituições que ministram o treinamento em Plone?

Estamos em BSB, conhecemos a Liberiun, mas gostaríamos de outras indicações para atender os requisitos internos da nossa empresa. Não precisa ser só aqui em Brasília, mas se for por aqui, melhor.

Valeu!

Atenciosamente,

Tarcísio Ribeiro Freire Junior
ANALISTA IX
CS/VITEC/DETEC/GMCO
tarcisiofreire em correios.com.br
(61) 2141-9775/400-9775

-----Mensagem original-----
De: plonegov-br-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:plonegov-br-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Héctor Velarde
Enviada em: segunda-feira, 23 de outubro de 2017 18:36
Para: plonegov-br em listas.interlegis.gov.br
Assunto: Re: [plonegov-br] sobre o IDGB v2.0

o uso ou não do Plone 5 tem sido uma pergunta constante ao longo dos últimos messes, e eu tenho expressado minha opinião sobre esse quesito várias vezes: usar Plone 5.0 vai causar muitos problemas e não vai nos resolver nenhum; vou tentar argumentar.

a principais melhorias do Plone 5.0 são:

* tema responsivo HTML5: já usamos
* toolbar: múltiplos problemas detetados
(https://github.com/plone/Products.CMFPlone/issues/957)
* inclusão do TinyMCE 4
* uso de LESS TTW para mudar o tema: parcialmente quebrado
(https://github.com/plone/Products.CMFPlone/issues/1677)
* integração com redes sociais: na minhã opinião, uma implementação naïve; o sc.social.like é muito melhor e seu desenvolvimento bem mais ágil
* inclusão do template engine Chameleon: já usamos
* edição de conteúdo em batches
* proteção CSRF: já usamos
* melhor acessibilidade para pessoas com deficiência visual: não posso opinar sobre isso, mas possivelmente a versão de alto contraste do nosso tema resolve
* suporte para múltiplas línguas: suportado também no Plone 4
* plone.api: já usamos

fora disso o principal problema na minha opinião é o gerenciamento de recursos estáticos:

https://github.com/plone/Products.CMFPlone/issues/1896

em resumo o Plone 5.0 foi um release muito ambicioso que demorou muito, falhou em um ponto muito importante e boa parte de suas principais melhorias estão inclusas no IDGB desde o começo.

já o Plone 5.1 adiciona sim um par de coisas muito interessantes:
atualização do código da ZODB e suporte para imagens responsivas usando o novo atributo srcset do HTML5.

então, eu não sou totalmente contra usar o Plone 5 sempre e quando o registro de recursos estáticos seja consertado; caso contrário sou da opinião de pular essa versão e esperar pelo Plone 6 onde as melhorias serão realmente importantes, incluindo o tão esperado suporte para Python 3.

se alguém pensa que devemos pensar usar o Plone 5 sim, fique a vontade de argumentar... e, sobre tudo, estar pronto para ajudar testar e conseguir compatibilidade nos add-ons.

atenciosamente,

Héctor Velarde

--
Comunidade Plone no Governo