[plonegov-br] sobre o IDGB v2.0

Héctor Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Segunda Outubro 23 18:36:29 BRST 2017

o uso ou não do Plone 5 tem sido uma pergunta constante ao longo dos
últimos messes, e eu tenho expressado minha opinião sobre esse quesito
várias vezes: usar Plone 5.0 vai causar muitos problemas e não vai nos
resolver nenhum; vou tentar argumentar.

a principais melhorias do Plone 5.0 são:

* tema responsivo HTML5: já usamos
* toolbar: múltiplos problemas detetados
(https://github.com/plone/Products.CMFPlone/issues/957)
* inclusão do TinyMCE 4
* uso de LESS TTW para mudar o tema: parcialmente quebrado
(https://github.com/plone/Products.CMFPlone/issues/1677)
* integração com redes sociais: na minhã opinião, uma implementação
naïve; o sc.social.like é muito melhor e seu desenvolvimento bem mais ágil
* inclusão do template engine Chameleon: já usamos
* edição de conteúdo em batches
* proteção CSRF: já usamos
* melhor acessibilidade para pessoas com deficiência visual: não posso
opinar sobre isso, mas possivelmente a versão de alto contraste do nosso
tema resolve
* suporte para múltiplas línguas: suportado também no Plone 4
* plone.api: já usamos

fora disso o principal problema na minha opinião é o gerenciamento de
recursos estáticos:

https://github.com/plone/Products.CMFPlone/issues/1896

em resumo o Plone 5.0 foi um release muito ambicioso que demorou muito,
falhou em um ponto muito importante e boa parte de suas principais
melhorias estão inclusas no IDGB desde o começo.

já o Plone 5.1 adiciona sim um par de coisas muito interessantes:
atualização do código da ZODB e suporte para imagens responsivas usando
o novo atributo srcset do HTML5.

então, eu não sou totalmente contra usar o Plone 5 sempre e quando o
registro de recursos estáticos seja consertado; caso contrário sou da
opinião de pular essa versão e esperar pelo Plone 6 onde as melhorias
serão realmente importantes, incluindo o tão esperado suporte para Python 3.

se alguém pensa que devemos pensar usar o Plone 5 sim, fique a vontade
de argumentar... e, sobre tudo, estar pronto para ajudar testar e
conseguir compatibilidade nos add-ons.

atenciosamente,

Héctor Velarde