[plonegov-br] sobre o IDG 1.5

Héctor Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Sexta Novembro 17 15:11:05 BRST 2017

muito obrigado pelos comentários, Elias; acho que você descreveu muito
bem seu caso de uso e isso mais uma vez me confirma que o Docker se
torna completamente desnecessário na imensa maioria da vezes para o tipo
de sites que a gente mantêm.

o stack que nós usamos em produção na maioria dos casos (ngnix + Varnish
+ plone.app.caching) tem resolvido quase todos nossos problemas por uma
razão simples: os picos de acesso são atendidos pelo caches do nginx, do
Varnish e do Zope sem problema nenhum, e eu já vi picos de mais de
10.000 usuários simultâneos com um backend bem modesto de duas VM com 4
processadores e 8GB RAM cada.

a única razão pela que tive que usar o HAProxy foi para reduzir o
impacto de ataques de DoS muito chatos que estavam consumindo os
recursos do backend e não eram simples de bloquear; o HAProxy também me
permite priorizar as requests POST, com isso evitamos ter que crescer em
infra por mais tempo e economizar dinheiro para os nossos clientes.

esse problema que você menciona com o Rancher interpretando que os
clientes caíram é algo que também acontece quando usamos nginx ou
Varnish para balancear e que resolvemos com o HAProxy.

eu tenho pendente um blog post explicando isso, mas tem coisas mais
interessantes para fazer no tempo livre ;)

hoje em dia nós mantemos em alguns sites uma estrutura muito simples,
otimizada, com menos recursos e atendemos muitos mais usuários.

atenciosamente,

Héctor Velarde