[plonegov-br] sobre o IDG 1.5

Héctor Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Sexta Novembro 17 12:34:27 BRST 2017

muito interessante seu caso de uso, Elias; obrigado por compartilhar!

acho que não fui claro na minha mensagem anterior; me desculpe, eu não
estou falando em tirar o HAProxy do stack, estou falando de tirar ele da
configuração do buildout.

na minha opinião ele nunca deveu estar ai, pois essa funcionalidade não
se justifica em todos os sites. nós, por exemplo, só usamos ele como
balanceador de carga em 2 sites, mas acho que só precisamos em um mesmo.

o HAProxy é um software fenomenal, mas ele é tão complexo e a
documentação e configuração tão enrolada que prefiro deixar ele por fora
para só ser usado por quem realmente precisar.

eu demorei mais de uma semana para chegar em uma configuração que
utiliza só algumas das funcionalidades avançadas e que fazem muito
sentido no site que mencionei acima. no passado boa parte das pessoas
que pediram suporte na lista foi por problemas relacionados com o
HAProxy e o buildout.

por outro lado 75% das pessoas que responderam a enquete usam ou o nginx
ou o Varnish para fazer balanceamento, e acho que esse número faz muito
sentido.

poderia nos contar um pouco mais de quais são os casos em que vocês
precisam aumentar o número de instâncias no backend? o processo de
matrícula envolve o que no Plone? os usuários precisam logar?

muito obrigado!

Héctor Velarde