[plonegov-br] sobre o IDG 1.5

Elias Alves elias.alves em ufvjm.edu.br
Quinta Novembro 16 12:33:12 BRST 2017

Boa tarde Carlos,

A versão em produção está usando docker? Desde quando?

O projeto ainda está em fase de análise e construção, ainda não temos
páginas em produção, mas o ambiente de testes já está online a pelo
menos uns 6 meses e atende bem. A implementação dos sites estava
aguardando a implementação da nova infraestrutura baseada em vSphere
6.5, mas ainda está em fase de estudos e testes. O setor de
desenvolvimento da UFVJM já usa Docker em sua infra de desenvolvimento e
tem se mostrado uma ótima solução, sendo que o sistema mais pesado foi
recentemente migrado para Docker e resistiu tranquilamente ao processo
de matrícula, o que geralmente causava quedas. O sistema é usado também
pelo Portal e usa o Rancher para gerenciar a stack de serviços.

Já tiveram algum problema?

O primeiro problema que tivemos de parada no ambiente de testes foi
relativo ao Docker, pois ele enche muito o disco do sistema com a
criação de imagens e volumes e é necessário uma limpeza manual periódica
no sistema. O procedimento é bem simples, mas quando o disco enche os
containers simplesmente não funcionam e é meio difícil identificar o
motivo. Quanto a isso, a comunidade Docker é bem ativa e não é difícil
conseguir informações em fóruns e na documentação oficial.

E já tiveram que usar o backup para restaurar?

Eu fiz alguns testes com os sistemas de backup e restauração e os
comandos descritos no repositório "docker-compose run ploneidg
bin/backup" e "docker-compose run ploneidg bin/restore" funcionam
corretamente, mas se não me engano ele deve ser executado no Zeoserver
para que funcione. Eu também adicionei uma configuração com o /cron /nas
instâncias Plone para realização automática dos backups, mas ainda não
chequei o funcionamento desse sistema. O gerenciamento dos dados do
sistema com a stack via docker-composer/Rancher é feito montando o
sistema de dados do Zeoserver em um volume e gerenciando os dados a
partir desses volumes. Dessa forma é possível transportar o sistema
entre uma stack e outra apenas mudando os dados de diretório. No
ambiente de testes usamos volumes locais e a simples cópia dos dados de
volume transferem todo o sistema sem problemas aparentes. Dependendo nós
poderemos fazer algum teste específico se for o caso. Eu gosto sempre de
fazer essa migração com a stack parada para não dar erro e é importante
manter o usuário 'plone' como dono dos arquivos nas pastas. [chown -R
500:500 /data]

A atualização de versão é tranquila?

Até agora ainda não tivemos problema com as outras versões, mas ainda
não testamos a adoção das novas tags. Assim que os testes forem feitos
eu comunico aqui como foi a migração. O que eu percebi quando realizava
alguns experimentos é que quando há a adição de algum plugin a nova
imagem funciona sem problemas, mas para a remoção de plugins é
necessário desativar esse plugin nos sites antes senão o Plone fica
bugado. Mas fora isso não tivemos problemas com novas tags ou plugins.

Pode ver a versão do 1.4 e verificar se está tudo ok?

Sim, com certeza, por favor fique a vontade inclusive para enviar
críticas. Ontem eu fiz os testes com a nova tag 1.5rc1 e tudo funcionou
aparentemente sem problemas se quiser pode da uma olhada nela também.
Ainda hoje eu devo lançar a nova imagem com a tag 1.5rc1.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Att,

--
Elias da Cunha Alves