[plonegov-br] Plone e Python 3

Héctor Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Quarta Novembro 15 21:03:30 BRST 2017

boa noite, pessoal; como é sabido um dos trabalhos que está acontecendo
agora no mundo Plone é a modernização do código do core.

Plone 6.0 (que ainda não tem data marcada) incluirá Zope 4, com WSGI por
padrão, e suporte a Python 3.

precisamos irmos preparando para tal evento e acabei de criar pull
requests em cada um dos repositórios principais do projeto adicionando
uma validação do Pylint em modo portabilidade.

eu ainda não tenho experiência no Python 3, razão pela qual estou
solicitando ajuda da comunidade para avançar em esse quesito.

sinceramente, não parece muito difícil: a maior parte das coisas foram
resolvidas faz bastante tempo e ficam só detalhes como importar módulos
de outro lugar, declarar basestring explicitamente e coisas do género.

se alguém tem interesse em pegar essas tarefas temos até um cheat sheet
disponível:

http://python-future.org/compatible_idioms.html

os pull request são até agora os seguintes:

* https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.agenda/pull/74
* https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.barra/pull/45
* https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.portal/pull/422
* https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.portlets/pull/18
* https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.tiles/pull/197
* https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.vcge/pull/46
* https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.vcge/pull/47

um dos add-ons (brasil.gov.temas) não preciso mudança alguma.

atenciosamente,
--
Héctor Velarde