[plonegov-br] biblioteca digital

Hector Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Quarta Julho 27 10:52:14 BRT 2016

On 07/26/2016 10:01 AM, Luiz Geraldo Silva Braz wrote:
> pessoal quer criar um repositório de documentos oficiais, sobretudo pdf
> e word. Ainda não temos uma estimativa de quantidade mas seriam "muitos".

HV> "muito" para alguns é "pouco" para outros.

> Inicialmente sugerimos servir os documentos em um portal padrão mas
> alguns estão céticos quando ao desempenho, sobretudo da busca, comparado
> a sistemas tidos como "especializados em bibliotecas digitais" como o
> DSPACE.

HV> não conhecia o DSpace; parece interessante mas todo depende do seu
caso de uso; segundo vi ele usa o Solr para busca e indexação, no Plone
você pode fazer o mesmo e inclusive temos suporte para o ElasticSearch:

https://github.com/collective/collective.solr
https://github.com/collective/collective.elasticsearch
https://github.com/infrae/collective.elasticindex

https://plone.com/success-stories/onkopedia

> b) vcs saberiam dizer se armazenar os documentos em SGBD traz ganho de
> desempenho ou outro benefício qualquer.

HV> não entendi sua pergunta.

> c) Finalmente, vcs ja usaram mais de uma instancia de zobd trabalhando
> em cluster?Ajudou no desempenho?

HV> nos usamos normalmente o ZODB Replicated Storage (ZRS) em alguns
sites e ele funciona muito bem; não tenho ideia de melhorias no
desempenho pois nunca fizemos testes, mas teoricamente deveria ter.