[plonegov-br] aumentando a performance do seu Plone site

Valdir Nascimento dos Santos valdir.santos em ifba.edu.br
Sexta Julho 22 16:53:28 BRT 2016

Boa tarde,
Estamos com 8 núcleos de processamento e 16 gigas de memória, mas o nosso portal não está suportando a demanda, dentro de 7 horas tivemos mais de 1000 inscrições, fora outros tipos de acesso, está caindo a todo momento .  Esta demanda se justifica, por ter aberto hoje processo seletivo aqui no Instituto (IFBA). Gostaria de saber como fazemos para melhorar o desempenho do nosso site. O que vocês sugerem, qual seri o real problema já que não está sendo consumido nem 15% de todo o recurso. Alguém poderia me enviar um modelo de buildout para instalação do portal de produção, para que eu possa comparar com as configurações feitas aqui.
----- Mensagem original -----
De: Alessander Thomaz <alessander.thomaz em ifmg.edu.br>
Para: Comunidade Plone no Governo <plonegov-br em listas.interlegis.gov.br>
Enviadas: Mon, 11 Apr 2016 19:17:17 -0300 (BRT)
Assunto: Re: [plonegov-br] aumentando a performance do seu Plone site

Boa noite, Héctor.
ótimo, Alessander, vamos lá: pela informação que você está nos compartilhando acho que sua arquitetura vai ficar pequena mesmo após otimizar, mas vamos começar com isso ai.
No começo deve ser pequena, mas depois tende a aumentar.

 pelo que entendi, você tem o seguinte (me corrige se estou errando em alguma coisa):

* 1 máquina com 4 cores e 8GB de RAM

* 4 instâncias de Plone em modo ZEO client e 1 ZEO server
Isso

* 20 Plone sites

* 30 editores de conteúdo

* número indeterminado de visitantes anônimos no site
Na verdade estamos em implantação, só teremos dados de acesso depois que for colocado em produção, podemos medir desde o começo.
 vamos com mais perguntas:

* como está fazendo o balançamento de carga?
Não estamos fazendo. A ideia é colocar a divisão da carga em pelo menos dois servidores distintos, em cidades diferentes, mas não fizemos nada disso ainda.

* têm instalado algum proxy para caching? qual?
Não fizemos caching de nada por enquanto. Qual sugere?

* qual o web server que está usando?
Seria o Zeoserver? Ou entendi o conceito do zeoserver errado? Não instalei nenhum servidor fora a instalação padrão do governo . Sugeriram usar o apache só pra redirecionar a porta 8000 pra 80, mas não fiz isso ainda.http://identidade-digital-de-governo-plone.readthedocs.org/en/latest/producao/

* têm instalado e configurado o plone.app.caching?
Não
com essa informação básica poderíamos começar mas vamos precisar de mais uma coisa: instalar um sistema de monitoramento que nos permita analisar uso dos recursos do sistema (CPU, memória, disco, i/o wait...) pelo menos. sem monitoramento nunca vamos saber se o que estamos fazendo está tendo o resultado esperado ou não.

nós usamos o New Relic, mas pode instalar localmente munin e asim podemos observar melhor os parâmetros do mesmo Zope na máquina local.

por outro lado, é muito importante ter uma ideia do número de visitantes anônimos; tem várias opções para isso.
O que posso fazer é tentar descobrir o número de visitantes que cada site tem hoje e tentar somar, vou conseguir essa informação. Sei que o gargalo será em épocas de vestibulares e concursos.

faça a sua analise e escolha, decida e nos conte.

depois continuamos.Vou fazer o dever de casa primeiro, seguir as recomendações que fez e te falo.Assim que tiver mais informações retorno com o tópico.
Posso inclusive fazer um teste, instalar as ferramentas de monitoramento sem otimização nenhuma.Depois otimizar e poder comparar.
Muito obrigado.
Alessander Thomaz

--
Valdir Nascimento dos Santos