[plonegov-br] DÚVIDAS

Héctor Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Sexta Janeiro 8 10:25:29 BRST 2016

Valdir, o papel de editor está ativo por padrão; para atribuir esse
papel para um usuário, faça como a Cintia falou: vai no painel de
controle do Plone. a maior parte do tempo não tem nada a mexer na ZMI,
fique longe de ai.

eu acho que antes de procurar um curso avançado do Plone, você precisa
entender como o Plone funciona para gerir conteúdo.

faz algum tempo a Simples Consultoria preparou um material que ainda é
útil; pode pegar ele de graça aqui:

http://www.simplesconsultoria.com.br/livros/manual-do-plone-para-gestores-de-conteudo

para migrar conteúdo ao Plone, o melhor é usar o Transmogrifier:

http://docs.plone.org/4/en/develop/plone/content/importexport.html#collective-transmogrifier

eu nunca usei Joomla! mas sei que na Venezuela eles tinham que migrar
alguns sites e o macagua criou isso ai:

https://github.com/macagua/joomla2plone-transmogrifier

não sei se funciona nem se deu certo.

em qualquer caso, se você consegue exportar as noticias a formato XML ou
JSON ai fica mais fácil  importar para o Plone.

aqui tenho que lhe avisar: infelizmente migrar no é algo trivial, você
precisa entender de Python e Plone mesmo.

faz alguns messes tivemos que migrar um site de WordPress para o Plone e
isso nos levou mais de 100 horas de trabalho mesmo já tendo algum código
desenvolvido.

o mais importante seria procurar mais pessoas com o mesmo problema e
trabalhar com elas numa solução que fosse replicável e utilizável por todos.

abraços

Héctor Velarde
Simples Consultoria