[plonegov-br] Instalação e desinstalação de Complementos (Add-ons)

Hector Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Segunda Dezembro 5 18:43:24 BRST 2016

On 12/02/2016 10:15 AM, Marcos Martins wrote:
> Eu tenho algumas dúvidas quanto a instalação e desinstalação dos add-ons
> do Plone, devido a alguns problemas que enfrentei. O primeiro é qual
> seria o procedimento correto para remover um add-on de vez, pois eu
> tinha o collective.lineage instlado e apenas o retirei da lista de eggs
> do buildout, porém na atualização para a versão mais recente do Portal
> Padrão, acabou ocorrendo alguns erros que apontavam para tal add-on,

HV> como Davi mencionou, o melhor é você incluir o traceback do erro
para lhe ajudar com isso; alguns add-ons podem precisar reconstruir o
catálogo após instalação para não deixar referências quebradas na hora
de remover o egg.

> Portal Padrão, mas ainda queria removê-lo pois não usarei este add-on...
> O segundo problema que enfrentei foi na instalação de um outro add-on, o
> sc.microsite, no qual ele é instalado, aparece a sua pasta no
> caminho /opt/plone/portal.buildout/eggs/, no entanto não aparece ele na
> lista de add-ons disponíveis para ativar. Eu já removi a pasta e rodei

HV> o jeito certo de ativar um add-on é adicioná-lo a lista de eggs no
buildout; em alguns casos você também vai precisar adicionar ele no zcml
da instância.

é important lembrar que o Zope precisa ler o arquivo configure.zcml de
um add-on para registrar as rotinas de instalação; se você não faz isso
o Zope não vai saber que o add-on é instalável.

--
Héctor Velarde
Simples Consultoria