[plonegov-br] Erro na instalação do portal plone gov em produção

Bruno Aguiar de Castro bruno.castro em ifmg.edu.br
Quinta Abril 28 11:46:39 BRT 2016

Olá Valdir! Parabéns pelo portal! Nós do IFMG estamos trabalhando também
para colocar os nossos sites em produção.
Gostaria de ressaltar 3 itens:

1 - Menus recolhidos:

Enfrentamos um problema de carregar a página com o menu esquerdo recolhido
devido à quantidade de informação, mas acabamos por optar em deixar
expandido por questões de acessibilidade. Quando você navega pelo site
usando a tecla TAB, se o menu estiver recolhido ele salta para o primeiro
item do próximo menu expandido, ou seja: "quebra" a navegação. Ainda
estamos tentando encontrar uma alternativa para isso aqui no IFMG, mas
estamos focando em estruturar o Portal primeiro.

"É possível fazer uso de menus retráteis, porém, por questões de
> acessibilidade, sempre que um visitante carregar a página de um
> portal, a coluna deverá permanecer aberta. Caberá ao visitante a
> ação de retrair ou não cada parte do menu" - Manual de Diretrizes
> Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder ExecutivoFederal (pág.
> 30)

2 - Rodapé:

> O rodapé deve ser composto pelo primeiro nível do Menu principal, pela
> barra de serviços, pelos links para redes sociais, além dos atalhos de RSS
> e navegação para atender aos critérios de acessibilidade. -

Manual de Gestão de Conteúdo do Portal Institucional Padrão: (pág. 300 -
pág. 305 na navegação do PDF)

"Primeira e segunda colunas
> Devem conter, respectivamente, todos os itens de primeiro nível dos
> chapéus (excetuando os menus Acesso à
> Informação e Centrais de Conteúdos) e os itens da barra de serviços.
> Dependendo do tamanho dos menus, é possível
> dividir uma das colunas com mais áreas" - Manual de Diretrizes
> Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder ExecutivoFederal (pág.
> 32)

3 - Menu Acesso à Informação:
 Seguindo o manual do portal padrão, o Menu de Acesso à informação tem
alguns pontos a serem respeitados:

"Menu acesso à informação:
> Composto por itens da Lei de Acesso à Informação, devendo seguir a ordem
> apresentada na imagem. Podem ser adicionados outros itens institucionais
> segundo critério do órgão." - Manual de Diretrizes Identidade Padrão de
> Comunicação Digital do Poder ExecutivoFederal (pág. 31)

Manual de Diretrizes
Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder ExecutivoFederal:
http://www.secom.gov.br/pdfs-da-area-de-orientacoes-gerais/internet-e-redes-sociais/diretrizes-comunicacao-digital-governo-federa-jan2014.pdf-1

Manual de Gestão de Conteúdo do Portal Institucional Padrão:
http://www.secom.gov.br/orientacoes-gerais/comunicacao-digital/gestao-manual-portal-modelo-governo-federal-dez2014.pdf

São apenas alguns detalhes pontuais.

O trabalho que vocês fizeram no Portal IFBA ficou muito bom!! Espero que em
breve consigamos colocar nosso portal em produção também!

Em 28 de abril de 2016 10:58, Valdir Nascimento dos Santos <
valdir.santos em ifba.edu.br> escreveu:

> [...]
> portal IFBA em ambiente de produção, vou colocar aqui o link do nosso
> portal. Peço a todos que visitem, e deem a opinião, principalmente no que
> possa estar fora do padrão, o desempenho dele e no que podemos melhora.
> Vocês encontraram algumas coisas ainda em produção. Havia aqui uma certa
> urgência em colocar o portal em produção, mas estamos completando aos
> poucos, o conteúdo que precisa ser priorizado para que o site estivesse m
> funcionamento são os que estão pronto. Vou está sempre atento a lista pois
> queremos melhorar ao máximo o desempenho e a confiabilidade do nosso

Bruno Aguiar de Castro
Assistente em Administração
Coordenação de Infraestrutura e Redes/Suporte Técnico
Diretoria de Tecnologia da Informação - Reitoria
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
(31) 2513-5118