[plonegov-br] Número de Fornecedores Zope/Plone

André Nogueira andre em simplesconsultoria.com.br
Terça Abril 19 17:07:13 BRT 2016

Luiz, ótimas considerações.

Entendo perfeitamente seu ponto.
Mas a não presença deve-se mais a mudança recente do site e do processo do
que questões financeiras propriamente ditas. Até porque os valores básicos
nem são altos.
Mais do que patrocínio, nós sempre preferimos focar na doação de horas de
nossos profissionais para o desenvolvimento do Plone e de complementos
essenciais. Provavelmente você deve utilizar muitas das ferramentas que
foram e seguem sendo desenvolvidas por nossa equipe, como o cover, embeder,
social.like, NITF, upload entre outras. Esse é parte do nosso investimento,
e que nem sempre fica claro para as pessoas.

No meu caso, nossa maior fonte de renda vem do mercado privado, e não tenho
visto tanta oportunidade assim no governo atualmente.
E tambem temos evitado participar de algumas licitações, pois o modelo
praticado com frequência penaliza muito a qualidade frente ao menor preço.
Empresas que tem um maior conhecimento de Plone acabam sendo preteridas no
processo por empresas profissionais na participaçaõ de licitações, que
muitas vezes nem conhecem Plone. Desgraça anunciada. Já salvamos situações
desse tipo algumas vezes, quando o ganhador não conseguia entregar o
contratado. Talvez parte do problema esteja aí.

Mas a parte maior do problema, e que sempre briguei por aqui, é a falta de
investimento em ferramentas que serão redistribuídas e COMPARTILHADAS.
Gasta-se muito dinheiro em soluções personalizadas, quando deveríamos
investir em soluções compartilhadas.
Uma das ideias que conseguimos emplacar nesse modelo foi o portal padrão
IDG, um investimento pontual que gerou uma economia quase incalculável para
o governo devido a sua natureza de compartilhamento e reaproveitamento.

Acho que o caminho ideal para injetar recursos no ecosistema é através do
desenvolvimento e evolução do Portal padrão IDG, que hoje segue carente de
recursos.

Estou a sua disposição pra conversar mais sobre isso.

[]s

Andre Nogueira
andre em simplesconsultoria.com.br
Simples Consultoria