[plonegov-br] aumentando a performance do seu Plone site

Alessander Thomaz alessander.thomaz em ifmg.edu.br
Domingo Abril 10 19:13:01 BRT 2016

Boa tarde.
Estamos começando com o plone agora,num grande projeto institucional.
Não tenho dados precisos, apenas estimativas de usuários, mas nada muito
certo ainda.

quantos visitantes tem num dia normal?
Não tenho informações precisas ainda,pois iremos instalar em todo
instituto. São umas 15 unidades, cada uma com fluxos diferentes.
Penso que o gargalo será em épocas de vestibulares, concursos, início do
período letivo, término do período letivo.

quantos editores trabalham simultaneamente no site?
15 unidade x 2 editores cada, uns 30 editores no total, mas não sei quantos
trabalharão simultaneamente ainda.
Acredito que pode acontecer de uns 3 ou 4 atualizarem ao mesmo tempo, em
grandes eventos pode ser maior esse número.

qual é a arquitetura que está usando atualmente?
Estamos com uma máquina virtual (vmware pago), Debian 8, com 2 núcleos com
2 cores cada. 8gb de ram, 400gb de hd.
Configurei pra subir 4 instâncias, pois tenho 4 núcleos.
20 plone sites criados, mas devemos utilizar entre 15 e 17 no início.
Fiz por enquanto nos testes a instalação padrão do plone pro governo.

Como poderia otimizar?
Se for o caso posso mudar a estrutura,  mas não sei  se consigo fugir da
máquina virtual.
Escrevo com maior prazer o artigo com o passo a passo feito e
possibilidades de otimização se me ajudar.

Atenciosamente,
Alessander Thomaz

Técnico em Tecnologia da Informação
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto
http://www.ouropreto.ifmg.edu.br <http://www.ifmg.edu.br/>
31 3559-2173

: