[plonegov-br] Licitação de Plone

Mauricio Victor Marques mauricio.marques em serpro.gov.br
Segunda Setembro 14 11:37:21 BRT 2015

Bom dia a todos,

        até onde estudei, a contagem de pontos de função, em sua essência, não leva em consideração a tecnologia que será utilizada. A contagem de PF mede o tamanho do sistema, independente de tecnologia.

        É claro que, dependendo da tecnologia escolhida, ela aumenta a produtividade porque possui "componentes prontos", mas para ser produtiva a equipe precisar ter conhecimento da tecnologia escolhida. No caso específico do Plone sabemos que não é fácil adquirir grandes conhecimentos, pois demandam anos de experiência.

       Contar somente o novo ou customizado está errado, é uma tentativa de acertar fazendo o incorreto. Neste caso deve ser utilizado outra forma de contabilizar$$$$ o sistema que não utilizando Pontos de Função OU no caso de PF modificar o seu valor unitário.

--
Atenciosamente,

Maurício Victor Marques
Analista Sistemas