[plonegov-br] RFC: processo para gerar novos releases do IDG

Idg Serpro idg em serpro.gov.br
Quarta Março 11 18:14:45 BRT 2015

Héctor, boa tarde, tudo bem?
Agradeço sua atenção no que se refere à discussão sobre a geração de novos releases e os comentários que fez em nossos relatos no github.

Nossa sugestão é gerar um release de tempos em tempos (2 em 2 meses por exemplo), com todos os fixes que foram gerados nesse período, tanto do pacote brasil.gov.portal quanto de suas dependências. Pode-se definir um período após os dois meses (como uma semana) em que nada mais é adicionado ao IDG (poderia haver uma exceção, como uma correção grave de segurança) para “aparar as  arestas” e lançar o release.

Entendemos que releases intermediários podem ser gerados dependendo do erro (erro impeditivo na capa, erro de segurança, erro que inviabilize o release) ou no caso de novas funcionalidades que sejam de necessidade ou interesse de vários clientes.
O que vocês acham?

Quando um cliente nos solicita a correção de algum erro, ele sempre questiona quando será lançado o novo release para que as correções possam ser incorporadas em seu portal. Se tivermos uma periocidade definida, teremos como informar isso a ele. Se nos colocarmos no lugar do cliente, é ruim você solicitar uma correção, mas não ter nenhuma previsão de quando a mesma será incorporada em seu portal.

Quando precisarmos da priorização para que um determinado relato seja incluído no próximo release devido a necessidade de algum cliente, podemos fazer essa solicitação aqui na lista?

Veja por favor se está correto o nosso entendimento com relação ao Waffle:
Ready são os relatos que tiveram a definição fechada e cuja implementação pode iniciar?   In Progress são os pull request?Done são os relatos inválidos ou os prontos que com certeza entrarão no próximo release?

Como eu te informei por telefone, houve um momento em que não tínhamos autorização do Serpro para fazer correções e devolver o código para a comunidade. Agora já conseguimos essa autorização e já fizemos algumas correções que foram incluídas em releases. No entanto, para atuarmos em algum assunto precisamos ter uma demanda aberta para nós pelo cliente.

Sobre o erro da logo no rodapé (em algumas situações está sendo exibida a logo antiga “País Rico é País sem Pobreza” ao invés de “Brasil, Pátria Educadora”), problema que motivou o meu contato com você, a área de negócios do Serpro informou que estão solicitando essa correção por intermédio da Márcia Pachaly e cancelou a demanda que tinham aberto para a minha área. Dessa forma, não estou atuando na correção desse problema no momento. Essa é uma correção importante, pois muitos clientes têm reclamado sobre isso. Chegamos a fazer uma análise do problema gerando os relatos https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.temas/issues/109 e https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.barra/issues/12, sendo que ambos devem estar no mesmo release para o funcionamento correto.

-- Atenciosamente,

Fernanda Arruda

DIDES/SUPDE/DEDES/DECVF

SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados

Em 05/03/2015 18:55:54, Hector Velarde escreveu:
> Boa tarde, galera!

Como todos sabem, o projeto do IDG implementado em Plone é complexo e
inclui mais duma dúzia de add-ons, alguns deles mantidos pela comunidade
do PloneGov.Br e outros mantido pela comunidade do Collective.

Manter a qualidade desses add-ons, e do IDG como produto final, é um
processo demorado que precisa de recursos, tempo e dedicação.

Todos sabem também que nós cuidamos disso tanto nos add-ons, quanto no
IDG, e somos responsáveis pela geração de novos releases.

Acho que esse processo tem sido bem sucedido até agora, mesmo que as
vezes podemos ter demorado ou esquecido de mesclar algum fix o alguma
nova funcionalidade.

Como isso pode ter ocasionado algum inconveniente para vocês, acho que
devemos ser mais ágeis e abertos para discutir quais fixes e
funcionalidades devem ser inclusas nos novos releases, e quando esses
novos releases devem ser feitos.

Ontem eu tive uma conversa com pessoal do Serpro e dai me surgiu a ideia
de abrir uma discussão aqui na lista; eu gostaria de ouvir as sua ideais
sobre este assunto.

Da minha parte, o primeiro passo nesse sentido que estou tomando é abrir
um projeto dentro do Waffle.io para visualizar os problemas reportados
nos add-ons mantidos pelo PloneGov.Br.

Para aqueles de vocês que não conhecem o Waffle.io, ele é uma solução de
gestão de projetos dentro do GitHub que permite visualizar os issues e
pull request dum jeito consolidado:

> https://waffle.io/plonegovbr/brasil.gov.portal>

O uso do Waffle.io vai nos permitir visibilizar os problemas e
gerenciá-los dum jeito mais ordenado e aberto à discussão.

Visualizando todos os problemas e sugestões, podemos decidir quais fixes
são mais urgentes, quais funcionalidades devem ser inclusas e, quando
podemos fechar um novo release com as mudanças propostas.

O nosso objetivo final é empolgar vocês e conseguir maior participação
da comunidade no projeto: se eu sei que não vai ter release até resolver
X, Y e Z, e Y está atrapalhando, eu posso ajudar a solucionar Y e me
beneficiar com isso com um release mais cedo.

O que vocês acham? Fico aguardando seus comentários.

(Yara, você informa à galera do Serpro disso, por favor?)

Atenciosamente,

Héctor Velarde
Simples Consultoria
cel: +55 (11) 992 701 111