[plonegov-br] RFC: processo para gerar novos releases do IDG

Hector Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Quinta Março 5 18:55:54 BRT 2015

Boa tarde, galera!

Como todos sabem, o projeto do IDG implementado em Plone é complexo e
inclui mais duma dúzia de add-ons, alguns deles mantidos pela comunidade
do PloneGov.Br e outros mantido pela comunidade do Collective.

Manter a qualidade desses add-ons, e do IDG como produto final, é um
processo demorado que precisa de recursos, tempo e dedicação.

Todos sabem também que nós cuidamos disso tanto nos add-ons, quanto no
IDG, e somos responsáveis pela geração de novos releases.

Acho que esse processo tem sido bem sucedido até agora, mesmo que as
vezes podemos ter demorado ou esquecido de mesclar algum fix o alguma
nova funcionalidade.

Como isso pode ter ocasionado algum inconveniente para vocês, acho que
devemos ser mais ágeis e abertos para discutir quais fixes e
funcionalidades devem ser inclusas nos novos releases, e quando esses
novos releases devem ser feitos.

Ontem eu tive uma conversa com pessoal do Serpro e dai me surgiu a ideia
de abrir uma discussão aqui na lista; eu gostaria de ouvir as sua ideais
sobre este assunto.

Da minha parte, o primeiro passo nesse sentido que estou tomando é abrir
um projeto dentro do Waffle.io para visualizar os problemas reportados
nos add-ons mantidos pelo PloneGov.Br.

Para aqueles de vocês que não conhecem o Waffle.io, ele é uma solução de
gestão de projetos dentro do GitHub que permite visualizar os issues e
pull request dum jeito consolidado:

https://waffle.io/plonegovbr/brasil.gov.portal

O uso do Waffle.io vai nos permitir visibilizar os problemas e
gerenciá-los dum jeito mais ordenado e aberto à discussão.

Visualizando todos os problemas e sugestões, podemos decidir quais fixes
são mais urgentes, quais funcionalidades devem ser inclusas e, quando
podemos fechar um novo release com as mudanças propostas.

O nosso objetivo final é empolgar vocês e conseguir maior participação
da comunidade no projeto: se eu sei que não vai ter release até resolver
X, Y e Z, e Y está atrapalhando, eu posso ajudar a solucionar Y e me
beneficiar com isso com um release mais cedo.

O que vocês acham? Fico aguardando seus comentários.

(Yara, você informa à galera do Serpro disso, por favor?)

Atenciosamente,

Héctor Velarde
Simples Consultoria
cel: +55 (11) 992 701 111