[plonegov-br] Dúvida na instalação do Portal Padrão com configuração de Produção

Héctor Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Quarta Julho 22 20:14:12 BRT 2015

On 15/07/2015 17:56, Carlitos Fioravante V. de Oliveira wrote:
> Tudo ocorre muito bem, às vezes ele não instala a "lxml-2.3.6", então
> uso o easy_install e executo o passo 6) novamente.

HV> Carlitos, quando usar buildout nunca deve instalar pacotes fora dele
porque ai começamos com os problemas; se o lxml não está sendo instalado
"às vezes", temos que pesquisar por que.

possivelmente no seu caso seja devido a uma falha momentânea na rede ou
um pacote quebrado pelo mesmo motivo.

> 7) Agora é só startar via supervisor: bin/supervisorde bin/supervisorctl
>
> Aí que aparece um problema, o haproxy não roda.

HV> se o HAProxy não está rodando temos que pesquisar por que; para isso
tem que procurar por uma mensagem de erro no log; procure, se não lembro
mal, dentro da pasta var/log do buildout; ai tem que ter um arquivo de
supervisor com o log de erro do HAProxy.

> Se eu tento executar o supervisor com o root, daí o haproxy roda normal
> (RUNNING).

HV> mais um problema: você não deve rodar o supervisor como root, mas
como o usuário que criou para isso.

> Aí uma dúvida que eu tenho: o haproxy, pelo qeu vi na configuração dele
> éra para ele fazer o balanceamento de carga das duas instancias (portas:
> 9081 e 9082) e sair na 8000. Mas isso não acontece.

HV> se isso não, acontece algo está errado na configuração.

na verdade as instâncias estão nas portas 8081 e 8082:

https://github.com/plonegovbr/portal.buildout/blob/master/etc/templates/haproxy.conf.in#L53:L54

> Eu consigo acessar e criar um novo portal pelas portas 9081 e 9082 (com
> ou sem o haproxy rodando), mas não consigo acessar a porta do haproxy.

HV> de novo, precisa olhar a configuração e o log do HAProxy para
entender o que está acontecendo.

galera, pelo que estou percebendo tem muitas pessoas com problemas na
configuração de produção, especificamente com o HAProxy.

eu acho que tem algo errado: a documentação fala dum usuário "plone" e
na configuração está como "portal":

https://github.com/plonegovbr/portal.buildout/blob/master/docs/producao.rst

https://github.com/plonegovbr/portal.buildout/blob/master/buildout.d/settings.cfg#L15

https://github.com/plonegovbr/portal.buildout/blob/master/production.cfg#L48:L49

https://github.com/plonegovbr/portal.buildout/blob/master/etc/templates/haproxy.conf.in#L4:L5

alguém pode confirmar e testar se é isso ai?