[plonegov-br] Elementos do IDG para Prototipagem

Davi Lima davilima6 em gmail.com
Quarta Julho 1 17:45:55 BRT 2015

Muito legal a iniciativa, Valessio! Esse tipo de insumo pode aumentar
bastante a adesão dos órgãos ao Portal Padrão.

Minha sugestão é que para fins de prototipação não é necessário termos as
imagens originais (PSD), mas redesenhá-las simplificadamente formando um
kit de componentes visualmente equivalentes .

Sugiro fazermos isso em uma ferramenta como Balsamiq (multiplataforma).
Apesar de proprietária, a empresa distribui licenças para qualquer pessoa
ou projeto ligados a software livre, então pode difundir muito dessa forma.
Além disso, eles trabalham com o formato aberto XML, que pode ser
compartilhado, discutido e versionado (mockups leves, sob controle de
versão!). Se conseguirmos uma conta brasilgovbr, tais ações ficam
disponíveis via plataforma MyBalsamiq.com (que já foi usada em diversos
mockups de projeto Plone, como collective.cover)

Outro caminho é colecionar os componentes diretamente na forma de código,
ou seja, um grande template com todos os estilos. Um Ctr+S do
PortalPadrao.gov.br faz 90% desse trabalho, restando acertar a Barra Brasil
e algumas imagens de fundo (carrossel, menus e outros módulos). Em seguida,
um editor WYSIWYG (como Pinegrow) pode facilitar a montagem e estilização
de classes, colunagens etc. produzindo não só um wireframe, mas um
protótipo interativo, imediatamente responsivo.

Mas, claro, se a SECOM compartilhar dos PNGs, SVGs, PSDs, AIs, tanto melhor.

[]s
Davi