[plonegov-br] Fwd: Criação de categorias (vocabulários) específicos na busca facetada

Alberto Lopes plone em alopes.com
Segunda Janeiro 26 14:56:01 BRST 2015

Boa tarde, pessoal.

Estou fazendo uma implementação do eee.facetednavigation, bem parecida com
o que foi feito no Portal Padrão (por exemplo, em
http://www.secom.gov.br/orientacoes-gerais#c12=sortable_title&b_start=0).

O ponto em que estou parado é que preciso implementar uma caixa com
checkboxes com algumas Tags de uma lista específica, e que corresponde a um
subconjunto das tags do site (exatamente como, digamos, a caixa "Por área"
do exemplo acima).

Sei que preciso implementar um vocabulário, para alimentar um Widget do
tipo Checkbox, apontado para o índice Tags do catálogo.

Tentei usar o ATVocabularyManager, mas este me obriga a criar cada entrada
do vocabulário como um item de conteúdo. Quando o usuário seleciona uma
caixa de verificação na busca facetada, a busca no catálogo é feita usando
o short name do termo do vocabulário. Como esse short name segue as regras
de nomes curtos do Plone (ex. não pode ter espaços), acaba não me ajudando,
pois no site há muitas tags com espaços ou acentos.

No manual do Secom de orientação ao uso da busca facetada há a referência
de que filtros por tipos diferentes do padrão do Portal são implementados
pela "equipe de desenvolvimento".

Assim, tenho as seguintes dúvidas:

1 - É possível usar o ATVocabularyManager para alimentar uma busca por Tags
(que incluam espaços em branco) na busca facetada?  Se sim, como?

2 - Caso não seja possível, qual é o caminho para implementar?

Obrigado,

Alberto