[plonegov-br] Introdução / usando tema diazo em separado

cvillela em thoughtworks.com cvillela em thoughtworks.com
Sexta Fevereiro 20 04:40:14 BRST 2015

Oi, Bernardo!

> Confesso que a algum tempo tenho pensado nisso também, porque não é criado
> um projeto "paralelo" apenas com html, css e js (caso precise), do tema
> institucional. Alguma coisa como o bootstrap.

Seria exatamente o que estamos procurando, e o maior empecilho que eu
vejo seria alterar o buildout do tema atual para compilar os artefatos
corretamente (sass ou less, javascript, etc) e colocá-los no lugar que
o Plone espera.

Além disso, iríamos introduzir uma dependência de outro repositório no
projeto, que eu não sei bem que custo pode ter (ainda estou me
familiarizando com o buildout).

> Teríamos os resets, os grids e os componentes, ficando livre de
> implementação.

Dei uma olhada mais a fundo nisso hoje à noite, e posso estar
completamente errado, mas… o tema atual me parece que está importando
estilos do tema padrão do Plone 4, o Sunburst.

Dê uma olhada nas requisições feitas pelo brasil.gov.br, e você vai
ver várias requisições a arquivos dentro desse diretório:

http://www.brasil.gov.br/portal_css/Sunburst%20Theme

Se for esse o caso, a quantidade de CSS envolvida cresce bastante: são
15 recursos CSS servidos pelo domínio brasil.gov.br atualmente, e
extrair todas essas regras para algo que possa ser usado de forma
independente do Plone pode ser mais complicado do que parece, em
especial se levarmos em consideração as media-queries e interações
entre componentes JavaScript importados.

Vou tentar prototipar alguma coisa com os 15 CSSs servidos atualmente,
na ordem, para ver se pelo menos o visual se mantém. Se for o caso, dá
pra começar assim e depois remover as regras que não são usadas e/ou
combinar regras definidas múltiplas vezes.

Abraço!

- cv