[plonegov-br] Projeto de aperfeiçoamento do site da Receita Federal

Tiago Miranda Marques eusouotiago em gmail.com
Quarta Julho 2 18:19:42 BRT 2014

Caros,

Boa tarde. É minha primeira participação no fórum. Resumindo: assumi a
gerência do projeto de aperfeiçoamento do site da Secretaria da Receita
Federal do Brasil (RFB) no início deste ano e venho acompanhando as
publicações de vocês sobre o modelo IDG (Identidade Digital de Governo).
Implementei um protótipo no meu notebook pessoal e a alta gestão ficou
bastante impressionada com o visual do modelo IDG e a rapidez de construção
do protótipo, haja vista que o projeto estava andando a passos lentos desde
set/2011. Com o modelo IDG tivemos um grande avanço.

Já adequei o plano de projeto e tenho apoio direto do Gabinete da RFB para
avançar com o desenvolvimento do novo portal.

O Serpro, responsável pela implementação do projeto, liberou hoje um
ambiente de treinamento: <http://idgsitiorfb.receita.fazenda.gov.br>. Estou
montando o básico na estrutura de pastas para apresentar amanhã ao
Secretário da RFB e, em seguida, pegaremos os nomes dos usuários
responsáveis pela gestão de conteúdo e vamos providenciar um treinamento
nesse ambiente.

Tenho 3 dúvidas:

*1.* Como colocar os ícones das centrais de conteúdos?
*2.* Como retirar o banner do Governo Federal do rodapé? Este ano é
eleitoral e não podemos ter esse tipo de publicidade institucional.
*3.* MAIS IMPORTANTE: o Serpro me informou que só é possível realizar
autenticação dos usuários por certificação digital mediante uma
customização do IDG. No entanto, ressaltaram que se o Governo liberar uma
nova versão do IDG, essa nova versão não poderá ser aplicada para o site da
RFB. Haveria a necessidade de nova customização.

Sobre essa 3a. dúvida, eu pensava que a camada de autenticação era separada
do tema... Estou enganado? Realmente é necessária uma customização que
impossibilite o acompanhamento das novas versões do IDG?

Pela atenção, obrigado.

Att.
Tiago Miranda.