[plonegov-br] Grupos e Permissões no Plone

Marley Ferreira marleysheredder em gmail.com
Sexta Fevereiro 21 11:00:28 BRT 2014


Aos amigos Luiz Ferreira e Fabiano de Almeida,
Muito obrigado pela cooperação! A solução sugerida por vocês agregou
bastante ao meu entendimento sobre as permissões de grupos e usuários.

Abraço e mais uma vez muito obrigado, ótimo final de semana.

Marley Ferreira


Em 20 de fevereiro de 2014 20:47, Luiz Gustavo Fonseca Ferreira <
lgustavo.fonseca em gmail.com> escreveu:

> Isso mesmo que o Fabiano disse, associe os papéis locais Adicionar
> (Colaborador), Editar (Editor), Revisar (Revisor) e Ver (Leitor) da pasta
> ao grupo correspondente. Lembre-se colocar apenas o papel global Membro aos
> grupos, senão eles continuarão tendo permissões nas pastas de outros
> departamentos.
>
> Abraços!
> Luiz Ferreira
>
>
> Em 20 de fevereiro de 2014 16:02, Fabiano de Almeida <
> informatica em telemacoborba.pr.leg.br> escreveu:
>
> Boa tarde,
>>
>> Não tenho aqui a versão específica do Plone citada, mas em cada pasta,
>> tem a aba compartilhamento e nela você poderá atribuir o papel local para o
>> respectivo grupo responsável.
>>
>> Deste modo os usuários podem por exemplo estar com o papel de membro, e
>> na pasta específica colocar o grupo (ao qual o usuário está associado) com
>> o papel de administrador.
>>
>> []'s
>>
>> Fabiano de Almeida.
>>
>>
>> Em 20 de fevereiro de 2014 14:54, Marley Ferreira <
>> marleysheredder em gmail.com> escreveu:
>>
>>> Olá prezados!
>>>     Meu nome é Marley Ferreira e sou desenvolvedor web em Brasília/DF.
>>>
>>>     Estou trabalhando em um portal institucional utilizando o Plone
>>> 4.3.2 e me deparei com o seguinte problema:
>>> Tenho diversos grupos referentes à setores distintos, nos quais os
>>> usuários cadastrados serão gestores de conteúdo (editar, compartilhar,
>>> definir layout, composição e etc) em áreas específicas do portal.
>>>
>>>     Assim, o conteúdo cadastrado (Ex: páginas, links e etc) nessas áreas
>>> deve ser exibido para todos os usuários, inclusive os não autenticados, mas
>>> de forma alguma devem ser gerenciados por usuários que não sejam dos grupos
>>> respectivamente delegados.
>>>
>>>     Por exemplo, o menu lateral (concebido pelo Portlet de navegação),
>>> contempla diferentes áreas (Ex: Institucional, Segurança, Imprensa e etc)
>>> de modo que, cada uma delas deve ser gerenciada única e exclusivamente por
>>> usuários de grupos específicos (Ex: jornalistas, comunicação, técnicos e
>>> etc), devidamente associados à elas (creio que por meio das respectivas
>>> pastas raiz, nas quais serão publicados).
>>>
>>>     Para tal, criei grupos, usuários, cadastrei os usuários nos grupos e
>>> a partir das pastas-raiz das respectivas áreas do site, atribuí aos
>>> usuários as permissões adequadas.
>>>     No entanto, notei que se um usuário qualquer, seja lá de que grupo
>>> ele for, tiver poderes (editar, revisar, compartilhar e etc), ele pode
>>> exercer esses poderes em qualquer seção do Portal, o que me leva a
>>> acreditar que esses "poderes/papéis" são efetivos de forma global!
>>>
>>>    Posso estar errado, uma vez que estou me familiarizando com a nova
>>> versão da ferramenta.
>>>    Gostarei de saber se é possível fazer o que estou querendo, caso sim,
>>> qual a forma mais simples de fazê-lo?!
>>>
>>>    Desde já muito obrigado por compartilharem conhecimento e por
>>> divulgarem uma ferramenta capaz de ajudar a vida de muitos desenvolvedores
>>> e não desenvolvedores.
>>>
>>>    Abraço e ótima semana
>>>
>>>    Marley Ferreira
>>>
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>>>
>>>
>>
>>
>> --
>> Fabiano de Almeida
>> C.M. Telêmaco Borba - PR
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