[plonegov-br] Grupos e Permissões no Plone

Luiz Gustavo Fonseca Ferreira lgustavo.fonseca em gmail.com
Quinta Fevereiro 20 20:47:32 BRT 2014


Isso mesmo que o Fabiano disse, associe os papéis locais Adicionar
(Colaborador), Editar (Editor), Revisar (Revisor) e Ver (Leitor) da pasta
ao grupo correspondente. Lembre-se colocar apenas o papel global Membro aos
grupos, senão eles continuarão tendo permissões nas pastas de outros
departamentos.

Abraços!
Luiz Ferreira


Em 20 de fevereiro de 2014 16:02, Fabiano de Almeida <
informatica em telemacoborba.pr.leg.br> escreveu:

> Boa tarde,
>
> Não tenho aqui a versão específica do Plone citada, mas em cada pasta, tem
> a aba compartilhamento e nela você poderá atribuir o papel local para o
> respectivo grupo responsável.
>
> Deste modo os usuários podem por exemplo estar com o papel de membro, e na
> pasta específica colocar o grupo (ao qual o usuário está associado) com o
> papel de administrador.
>
> []'s
>
> Fabiano de Almeida.
>
>
> Em 20 de fevereiro de 2014 14:54, Marley Ferreira <
> marleysheredder em gmail.com> escreveu:
>
>> Olá prezados!
>>     Meu nome é Marley Ferreira e sou desenvolvedor web em Brasília/DF.
>>
>>     Estou trabalhando em um portal institucional utilizando o Plone 4.3.2
>> e me deparei com o seguinte problema:
>> Tenho diversos grupos referentes à setores distintos, nos quais os
>> usuários cadastrados serão gestores de conteúdo (editar, compartilhar,
>> definir layout, composição e etc) em áreas específicas do portal.
>>
>>     Assim, o conteúdo cadastrado (Ex: páginas, links e etc) nessas áreas
>> deve ser exibido para todos os usuários, inclusive os não autenticados, mas
>> de forma alguma devem ser gerenciados por usuários que não sejam dos grupos
>> respectivamente delegados.
>>
>>     Por exemplo, o menu lateral (concebido pelo Portlet de navegação),
>> contempla diferentes áreas (Ex: Institucional, Segurança, Imprensa e etc)
>> de modo que, cada uma delas deve ser gerenciada única e exclusivamente por
>> usuários de grupos específicos (Ex: jornalistas, comunicação, técnicos e
>> etc), devidamente associados à elas (creio que por meio das respectivas
>> pastas raiz, nas quais serão publicados).
>>
>>     Para tal, criei grupos, usuários, cadastrei os usuários nos grupos e
>> a partir das pastas-raiz das respectivas áreas do site, atribuí aos
>> usuários as permissões adequadas.
>>     No entanto, notei que se um usuário qualquer, seja lá de que grupo
>> ele for, tiver poderes (editar, revisar, compartilhar e etc), ele pode
>> exercer esses poderes em qualquer seção do Portal, o que me leva a
>> acreditar que esses "poderes/papéis" são efetivos de forma global!
>>
>>    Posso estar errado, uma vez que estou me familiarizando com a nova
>> versão da ferramenta.
>>    Gostarei de saber se é possível fazer o que estou querendo, caso sim,
>> qual a forma mais simples de fazê-lo?!
>>
>>    Desde já muito obrigado por compartilharem conhecimento e por
>> divulgarem uma ferramenta capaz de ajudar a vida de muitos desenvolvedores
>> e não desenvolvedores.
>>
>>    Abraço e ótima semana
>>
>>    Marley Ferreira
>>
>> _______________________________________________
>> Comunidade Plone no Governo
>> Site: http://www.softwarelivre.gov.br/plone
>> Wiki: http://colab.interlegis.leg.br/wiki/PloneGovBr
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>>
>>
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>
> --
> Fabiano de Almeida
> C.M. Telêmaco Borba - PR
>
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