[plonegov-br] Grupos e Permissões no Plone

Marley Ferreira marleysheredder em gmail.com
Quinta Fevereiro 20 14:54:34 BRT 2014

Olá prezados!
    Meu nome é Marley Ferreira e sou desenvolvedor web em Brasília/DF.

    Estou trabalhando em um portal institucional utilizando o Plone 4.3.2 e
me deparei com o seguinte problema:
Tenho diversos grupos referentes à setores distintos, nos quais os usuários
cadastrados serão gestores de conteúdo (editar, compartilhar, definir
layout, composição e etc) em áreas específicas do portal.

    Assim, o conteúdo cadastrado (Ex: páginas, links e etc) nessas áreas
deve ser exibido para todos os usuários, inclusive os não autenticados, mas
de forma alguma devem ser gerenciados por usuários que não sejam dos grupos
respectivamente delegados.

    Por exemplo, o menu lateral (concebido pelo Portlet de navegação),
contempla diferentes áreas (Ex: Institucional, Segurança, Imprensa e etc)
de modo que, cada uma delas deve ser gerenciada única e exclusivamente por
usuários de grupos específicos (Ex: jornalistas, comunicação, técnicos e
etc), devidamente associados à elas (creio que por meio das respectivas
pastas raiz, nas quais serão publicados).

    Para tal, criei grupos, usuários, cadastrei os usuários nos grupos e a
partir das pastas-raiz das respectivas áreas do site, atribuí aos usuários
as permissões adequadas.
    No entanto, notei que se um usuário qualquer, seja lá de que grupo ele
for, tiver poderes (editar, revisar, compartilhar e etc), ele pode exercer
esses poderes em qualquer seção do Portal, o que me leva a acreditar que
esses "poderes/papéis" são efetivos de forma global!

   Posso estar errado, uma vez que estou me familiarizando com a nova
versão da ferramenta.
   Gostarei de saber se é possível fazer o que estou querendo, caso sim,
qual a forma mais simples de fazê-lo?!

   Desde já muito obrigado por compartilharem conhecimento e por divulgarem
uma ferramenta capaz de ajudar a vida de muitos desenvolvedores e não
desenvolvedores.

   Abraço e ótima semana

   Marley Ferreira