[plonegov-br] RES: Liberiun lança turmas de treinamento do projeto Identidade Digital de Governo, iniciativa da Presidência da República em parceria com a comunidade PloneGovBR

André Nogueira andre em simplesconsultoria.com.br
Segunda Abril 28 18:23:57 BRT 2014

Castardo,

Gostaria de pedir desculpas públicas sobre meu e-mail.
Não foi minha intenção denegrir a imagem de sua empresa e principalmente a
sua, que dos poucos profissionais que conheço da Liberium é o que mais
admiro. Nada tenho a ver com a política interna, gerenciamento,
investimento ou forma de remuneração alheia. E nem tenho como comentar esse
tipo de assunto. Portanto, peço encarecidamente que desconsiderem meus
comentários que possam ter levado a qualquer interpretação sobre isso.

O único ponto válido do meu e-mail e que gostaria que todos refletissem (e
não apenas o Castardo) é a colaboração. O Plone, não tem uma empresa ou
grupo forte por trás. Não usa dinheiro para desenvolvimento, não contrata
nem remunera desenvolvedores (salvo rarríssimas excessões). O Plone vive e
só existe graças as colaborações. Sem colaboração não existe Plone. Quem
usa, gosta e quer que o Plone continue vivo precisa colaborar, participar
de decisões e do desenvolvimento. Não é questão de paixão e sim de
sobrevivência do ecossistema. Nada funciona sem o núcleo do ecossistema.

Sobre o Cover, gostaria de fazer alguns esclarecimentos, dado que evolve o
trabalho de muita gente, não apenas meu:

- Ele não é inovador nem heróico. Como o próprio readme diz, todas as
ferramentas existentes foram analisadas e delas foram tiradas as melhores
lições (inclusive de algumas que infelizmente não eram públicas).
https://github.com/collective/collective.cover#not-entirely-unlike

- É uma pena que nem todo mundo esteja feliz com o cover. Membros de
diversas outras comunidades de software livre demonstram muita inveja da
nossa comunidade quando conhecem o cover. Quem ainda não conhece:
https://www.youtube.com/watch?v=h_rsSL1e4i4

- Ele não é mérito meu, nem da Simples, muito longe disso. Quase 50 pessoas
já colaboraram com ele.
https://github.com/collective/collective.cover/graphs/contributors

- Ele ajudou o Plone a andar. Impulsionou e ainda impulsiona o
desenvolvimento do Deco, widgets, layout editor e outras coisas mais. Ano
passado diversas discussões aconteceram para decidir se ele seria ou não
incorporado ao core do Plone.
http://plonechix.blogspot.com.br/2013/06/psm-2013-days-1-4-everything-you-never.html

E que o cover virou, e o que resultou, é apenas um exemplo apenas de como a
colaboração é necessária e é a força motriz de nossa comunidade. Faz a roda
girar.

Por fim, esse era na verdade meu desabafo. O Plone precisa de mais gente.
Os desenvolvedores do Plone 5, todos voluntários ou "doados" por empresas,
estão sobrecarregados e pedem encarecidamente ajuda.

Não vou comentar nada mais alem disso, mesmo o que denigre a imagem da
minha empresa.
Lamento ter iniciado a discussão de maneira errada e espero encerrá-la por
aqui.
Caso alguém queira continuar a discussão sobre colaboração ou cover, por
favor crie uma nova thread adequada.

[]s

Andre Nogueira