[plonegov-br] RES: Liberiun lança turmas de treinamento do projeto Identidade Digital de Governo, iniciativa da Presidência da República em parceria com a comunidade PloneGovBR

Davi Lima davilima6 em gmail.com
Quinta Abril 17 13:25:14 BRT 2014

RESUMO
"Talk is cheap, show me the code."
Para quem não conhece, essa frase é um pilar antigo do mundo do código
aberto.

PROBLEMA
Sem citar nomes, até porque nenhum caso é único, em toda empresa de Plone
no mundo predomina uma de duas culturas ou orientações. Ou você alegremente
vê os repositórios da organização crescerem em quantidade e qualidade,
atraindo por consequência menções, revisões e contribuições gratuitas de
usuários nacionais e internacionais, ou a organização é conhecida por sua
morosidade ao liberar produtos para comunidade, em geral se justificando
com impedimentos contratuais indribláveis ou de que o código está "sujo",
isto é, apresenta termos, expressões ou regras de negócio específicos do
cliente, só podendo ser lançado "posteriormente", no que via de regra tal
esforço é engavetado.

SOLUÇÃO
Corrijam-me se eu estiver errado, mas a meu ver, existe a postura de "o
cliente tem uma demanda, vamos fazer da forma mais genérica possível, que
possa ser aproveitada por outras organizações e então incluímos as
especificidades do cliente num pacote a parte" e existe a postura de "vamos
resolver o problema monoliticamente e, _um dia_, quando houver novas
verbas/prazos/interesses, empreendemos um novo esforço para liberar o
código para comunidade."

CONTEMPLAÇÃO
Quais empresas tendem a seguir quais caminhos sugiro como pesquisa para o
leitor desta mensagem. Exercício constante que não se encerra hoje, mas que
pode ser realizado em qualquer empresa Plone do mundo.

FUTURO
No mais, paz. Ganhamos mais sem nos ofendermos. São apenas discordâncias
ideológicas sobre como conduzir cada empresa, que lembremos, é particular.
Cada organização colhe os frutos que deseja e planta. Tudo bem que o
Governo apóia o software livre, mas não existem leis que obriguem formas
específicas de atuação.

My 2c,
Davi Lima

Em 17 de abril de 2014 10:38, Rodrigo Castardo <rodrigocastardo em liberiun.com