[plonegov-br] RES: Liberiun lança turmas de treinamento do projeto Identidade Digital de Governo, iniciativa da Presidência da República em parceria com a comunidade PloneGovBR

Rodrigo Castardo rodrigocastardo em liberiun.com
Quinta Abril 17 10:38:46 BRT 2014

André,

Pode discordar à vontade, é tão direito seu quanto é direito da Liberiun de
ter processos internos (que não estão abertos a discussão pública) que
diferem da sua opnião.

Acho que existe uma certa cegueira da sua parte, um romantismo exagerado,
que impede por exemplo de ver que o lançamento de treinamentos para dar
suporte ao software colabora com o ecossistema.

Não existe segredo de estado, vamos compartilhar nossa evoluções com a
comunidade, da nossa forma e no nosso tempo, não no seu tempo e forma,
elabore esta frustração da melhor maneira possível.

Seu discurso inflamado sugere que existe algum segredo de estado, e
honestamente não sei de onde você tirou isto meu caro, nossa colaboração
virá em breve como disse anteriormente, e não tenho que justificá-la.

Amplie a sua visão de ecosistema, profissionalize-a!

O ecosistema existe apoiado na necessidade de uma solução, originada por
projetos/necessidades em um órgão/cliente. Não é o nascimento de um
software que origina um projeto em um cliente.

Então sim, no Governo temos que lidar pacientemente com as limitações
contratuais e não ignorá-las amadoramente por paixão ao Software Livre.

Existem partes que são genéricas e podem ser compartilhadas, e existem
partes da solução que o cliente não quer compartilhar e tem respaldo
contratual pra isso, aos poucos o Governo vai se preparando para liberar
seus códigos.

Ecosistema também é atender bem, manter clientes utilizando a plataforma
sem trocá-la. Mantemos alguns clientes à 6 anos com Plone! Além de reverter
inúmeros quadros de substituição do Plone por qualquer outra solução, e
recentemente divulgar ativamente a iniciativa do projeto da Presidência.

Diga-se de passagem o ecosistema envolve outras plataformas, que já possuem
soluções como o cover à quase 5 anos. Então embora sua afirmação de ter
concebido isso pareça inovadora e heróica, já existiam muitas outras
plataformas com este tipo de recurso, como o Sharepoint por exemplo, e esta
iniciativa é antiga na comunidade Plone, bem antiga ... em lembro de tê-la
visto na Plone Conf de Budapest (2009) quando além de patrocinar com a
Liberiun, patrocinei com recursos próprios também.

Não desculpo nem o desabafo (por ser infantil, impulsivo e pouco
fundamentado) e muito menos a colocação mais do que infeliz:

"Não quer colaborar e quer ganhar dinheiro em cima de retrabalho, por favor
use sharepoint."

Se quisessemos trabalhar com Sharepoint tínhamos aceitado a proposta feita
pela própria MS.

Colaboramos e muito para o Plone e à muito tempo, inclusive com recursos
financeiros maiores, em 99% dos casos, do que as demais empresas nacionais
(quando elas não participam apenas fazendo um sitezinho ou algo do tipo).

Fomos a primeira pratrocinadora da Plone Foundation na América Latina com
uma quantia bem significativa, além de promover o primeiro WPD, fora as
inúmeras colaborações com muito do que se viu na Plone Conf do ano passado
(que também patrocinamos com uma quantia significativa além do
voluntariado).

Sem contar um caso muito especial para nós, que foi a triste morte do
Dorneles, enquanto a comunidade preferiu uma caminho, nós optamos por outro
e depositamos diretamente na conta da sua esposa por 6 meses ajuda
financeira. Percebe? Nossa forma difere em alguns casos, e sabe o que isto
significa? Que existem diferenças. E o mais maduro a fazer é não
demonizá-las como você fez com muito mal gosto.

Se informa um pouco melhor meu caro, vai desabafar no seu diário.

Passar bem.