[plonegov-br] RES: Liberiun lança turmas de treinamento do projeto Identidade Digital de Governo, iniciativa da Presidência da República em parceria com a comunidade PloneGovBR

Héctor Velarde hector em simplesconsultoria.com.br
Quinta Abril 17 10:04:31 BRT 2014

On 16-04-2014 20:10, Jean Rodrigo Ferri wrote:
> vontades enquanto comunidade. Se é moral e/ou ético a participação na
> comunidade obtendo benefícios sem retribuição, não me cabe julgar. Se é

"Toda decisão que uma pessoa faz decorre de seus valores e objetivos. As
pessoas podem ter muitos objetivos e valores diferentes; fama, lucro,
amor, sobrevivência, diversão e liberdade, são apenas alguns dos
objetivos que uma boa pessoa pode ter. Quando o objetivo é ajudar os
outros, bem como a si mesmo, chamamos isso de idealismo."— Richard Stallman

permita-me discordar, Jean: no mundo do software livre é perfeitamente
legal obter benefícios do trabalho dos outros sem retribuição, mas NÃO É
ÉTICO e isso deve ficar bem claro e deve ser repetido cada vez que for
preciso.

deixo aqui esta reflexão para vocês:

"Questões éticas inevitáveis sSobre o Open Source

[...]

A partir de uma perspectiva da virtude
Richard Stallman [...] afirmou que "para os seres que podem pensar e
aprender, compartilhar conhecimento útil é um ato fundamental de
amizade. Quando esses seres usam computadores, este ato de amizade toma
a forma de compartilhar software... Este espírito de boa vontade, o
espírito de ajudar o próximo, de forma voluntária, é o recurso mais
importante da sociedade. Ele faz a diferença entre uma sociedade
habitável e a lei da selva. "Mas, para outros,"compartilhar software" é
como ter que concordar com o seu roubo, porque o participante está dando
o produto do trabalho de alguém, que é o resultado de suor e
engenhosidade e que tem valor monetário, como bem. Será que o open
source vai ensinar as virtudes dos amigos ou dos ladrões?"

http://www.scu.edu/ethics/publications/submitted/open-source.html

um abraço

Héctor Velarde