[plonegov-br] RES: Liberiun lança turmas de treinamento do projeto Identidade Digital de Governo, iniciativa da Presidência da República em parceria com a comunidade PloneGovBR

Quarta Abril 16 20:10:15 BRT 2014

Olá pessoal,

Quando a gente fala de software livre estamos, na verdade, falando de
licença de uso, que podem ser várias, e a do Plone é a GPL 2, inclusive
de produtos desenvolvidos para ele. A GPL obriga, sempre que há uma
derivação, a disponibilização dos códigos fontes sob a mesma licença. As
regras de licenciamento do Plone podem ser melhor entendidas em:

http://plone.org/foundation/copyrights/license-faq

Se me permitem, gostaria de relembrar os princípios que nortearam a
criação dessa comunidade PloneGov-BR, há 5 anos atrás:

* Troca de experiências entre órgãos
* Definição e uso de melhores práticas da tecnologia
* Compartilhamento de código entre órgãos
* Ponto de contato entre órgãos e a comunidade
* Capacitação compartilhada entre órgãos
* Identificação de casos de uso
* Promoção de eventos

http://assiste.serpro.gov.br/cisl/plone-parte1.html

Em nosso site, nosso mantra: "Em todo o mundo vários milhões de regiões,
cidades e governos locais são confrontados com as mesmas situações e
desafios em termos de governo eletrônico. Então por que não unir os seus
esforços?"

http://www.softwarelivre.gov.br/plone

Desde aquela época para cá, a principal bandeira que temos levantado é a
da colaboração e compartilhamento entre as instituições de governo que
usam essas tecnologias, a sociedade interessada e empresas interessadas,
plantando a semente da colaboração no governo, entre os órgãos e
instituições, e que começou a dar bons resultados. Vamos combinar que
isso é uma batalha enorme, pois o governo não colabora nem mesmo entre
si, cada órgão refaz tudo e há muita concorrência interna.

Hoje já somos 260 membros nessa lista. Já fizemos vários eventos, entre
eles o maior do mundo, a Plone Conference, no ano passado. Começamos e,
aos poucos, com muito esforço de várias pessoas aqui, quebramos muitas
barreiras que restringiam a colaboração no governo, a ponto de termos
hoje o Portal Padrão publicado no repositório da comunidade. Isso é
lindo... ;-)

https://github.com/plonegovbr

Tirando a questão legal, que é tratada pela licença de uso, nos restam
duas outras questões, a questão moral/ética e a questão das nossas
vontades enquanto comunidade. Se é moral e/ou ético a participação na
comunidade obtendo benefícios sem retribuição, não me cabe julgar. Se é
vontade nossa que a maior parte possível das pessoas e instituições que
aqui participam possam nos ajudar de alguma forma, melhorando o que já
temos feito e derrubando as barreiras para a colaboração dentro do
governo, sim, com certeza é!

Abraço,

Jean Ferri
Analista de Sistemas