[plonegov-br] RES: Liberiun lança turmas de treinamento do projeto Identidade Digital de Governo, iniciativa da Presidência da República em parceria com a comunidade PloneGovBR

André Nogueira andre em simplesconsultoria.com.br
Quarta Abril 16 18:55:52 BRT 2014

Desculpe, mas vou discordar de todos.

Open Source é Open Source.
E PRECISA de colaboração. O que move o Open Source é a colaboração. Sem
colaboração e compartilhamento o Open Source MORRE.

Não me venham com essa de segredo de estado, propriedade intelectual,
privacidade do cliente.
Isso não pode existir no nosso mundo.

Hoje se você usa o formgen é porque um americano desenvolveu isso para um
cliente dele e compartilhou com todo mundo.
Hoje se você usa (e se não usa ainda vai usar) o collective.cover, é porque
eu planejei isso para meus clientes e não tratei isso como segredo de
estado, fiz questão de compartilhar com todo mundo.
Hoje se você usa o Plone, é por que muita gente colaborou e compartilhou.

Qualquer um que trabalha com Open Source tem a obrigação de devolver e
compartilhar o que faz, senão o ecosistema vai falir, como esta prestes a
acontecer aqui no Brasil.

Desculpe o desabafo, mas fico cansado de ouvir isso por mais de 10 anos.
Não quer colaborar e quer ganhar dinheiro em cima de retrabalho, por favor
use sharepoint.

[]s

Andre Nogueira