[plonegov-br] Sprint de API de Dados Abertos marca início dos trabalhos da Comunidade PloneGov-BR em 2014

Cintia de Souza Cinquini cintia.cinquini em planalto.gov.br
Quinta Abril 10 21:26:32 BRT 2014


Boa noite pessoal!

Informe dos trabalhos da sprint:

Acontece hoje e amanhã a sprint para desenvolvimento da API de dados abertos  para portais em Plone. O evento está rolando no Interlegis e via internet pelo Canal IRC #plonegovbr e conta com a presença do Serpro, Presidência da República, SLTI/MP, Polícia Federal, além do próprio Interlegis.

Técnicos  e entusiastas do software livre e de dados abertos discutem diretrizes e implementam soluções para o novo  produto brasil.gov.api, que pode ter seu código acessível (amanhã divulgamos o endereço do repositório aqui na lista). O objetivo da sprint é implementar uma API básica para portais que utilizem Plone e definir um padrão de dados abertos para portais  de conteúdo dos três poderes do estado Brasileiro.

Dados abertos

O termo "Dados abertos"  se refere à publicação e disseminação dos dados e informações públicas na Internet, organizados de tal maneira que permitam sua reutilização em aplicativos digitais desenvolvidos pela sociedade. No governo brasileiro, principalmente depois de sancionada a Lei de Acesso à Informação, o movimento pela abertura de dados governamentais tem sido cada vez mais forte. A API desenvolvida durante a sprint de hoje vem de encontro a esse movimento, já que grande parte dos portais de governo utiliza a tecnologia Plone.

Como o pessoal ficou até mais tarde hoje, o início dos trabalhos amanhã é às 10h. Quem quiser e puder aparecer será muito bem-vinda(o). 

Ah, traga seu notebook e alguma coisa para o lanche coletivo! 

Abraço,

Cintia Cinquini












-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/plonegov-br/attachments/20140411/1ae72935/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão PloneGov-BR