[plonegov-br] VCGE Plone - Sprint de desenvolvimento de produto de classificação conforme vocabulário de governo eletrônico

Nitai B. Silva nitaibezerra em gmail.com
Sexta Março 1 11:15:49 BRT 2013

Bom dia gente,

A sprint aconteceu e foi um sucesso!!

Tivemos a participação de 9 pessoas e a ilustre presença de Letícia e
Márcia da SECOM. Elas estão empolgadas com o produto que construímos e irão
ajudar a alavancar sua utilização.

Conseguimos criar um produto v0.5. Basicamente ele permite que
classifiquemos os conteúdos do Plone com um ou mais assuntos do VCGE. Para
isso utilizamos uma abordagem simples de autocomplete. A consequência disso
é que na visualização do conteúdo aparecem os assuntos no rodapé, próximo
de onde aparecem as tags. Além disso o HTML recebeu algumas tags RDFa, ou
seja, semântica!

Acredito que para termos uma versão 1.0 ainda precisamos de:
- Criar controles de administração para possibilitar a definição do
vocabulário SKOS a ser utilizado. Tanto para suportar atualização do VCGE
quanto para possibilitar que o produto seja utilizado com outros
vocabulários;
- Melhorar a experiência de usuário na etapa de classificação. Inserir uma
seleção pela árvore, por exemplo. Quem sabe até fazer um processamento do
texto e sugerir os assuntos [pensando alto];
- Melhorar a semântica gerada no HTML (Augusto falou rapidamente sobre).

Sei que somos um grupo e que o mérito é de todos. Mas quero ressaltar a
destreza do Érico com Plone, o domínio sobre o VCGE/SKOS/RDF do Augusto, a
empolgação da Cíntia que provocou o nosso encontro, e as ótimas ideias de
todos os outros.

No final da Sprint, com a sensação de sucesso, concluímos que devemos fazer
isso mais vezes, bem mais. Então quero provocar que tenhamos mais ideias.

*O Érico ficou de relatar aqui onde está o código (Github). Ele também se
dispôs a subir esse produto numa instancia demo, assim podemos discutir e
evoluir o produto vendo ele funcionando.

Alguém quer complementar com mais detalhes da Sprint?

[]s
Nitai Silva