[plonegov-br] Consulta pública de CMSs no governo

Marcello Bax marcello.bax em gmail.com
Sexta Março 1 11:15:23 BRT 2013

Esse tipo de informação sobre o uso do zope/plone no Brasil é de interesse
histórico. Todos sabemos como a tecnologia muda muito rápido, com o
aprendizado teórico e prático que circula nas comunidades. Me surpreende
 sempre como a comunidade  Plone foi conduzida por pessoas sábias que não
deixaram a "peteca cair". Isso tem muito mérito! Todos ganham com a
existência de várias comunidades. A diversidade gera a riqueza. Depois de
tanto tempo e experiência o Plone continua firme e com um futuro brilhante
(sem forks que dividem esforços). Isso eh realmente incrível.

Aqui em Minas temos desenvolvido aplicações bacanas em Plone. Aplicações
web e sítios avançados de gestão de conteúdo. Eu também tento seguir os
desenvolvimentos principalmente dos módulos semânticos no Drupal (a Lin
Clark contribuiu bastante nisso lin-clark.com qdo fazia seu mestrado no
DERI). Nessa época (em 2009) eu tinha a impressão de que o Drupal seria uma
boa escolha para quem quisesse usar RDF. Não sei como estão esses trabalhos
hoje.

A propósito, talvez fosse interessante se alguém tivesse informações sobre
a integração de tecnologias semânticas nos CMS's atuais. Me recordo desse
projeto europeu que buscava integrar tecnologias semânticas nos CMS's
abertos: www.iks-project.eu. Pela atualização do site parece que ele ainda
está forte.

Concordo com o Jean.

Em 1 de março de 2013 10:39, Jean Rodrigo Ferri <jeanferri em interlegis.leg.br