[plonegov-br] Consulta pública de CMSs no governo

Nick Vidal nick em iss.im
Sexta Março 1 10:29:58 BRT 2013

Olá,

Meu nome é Nick Vidal e faço parte da comunidade Drupal.

Gostei muito das discussões aqui nesta thread.

Acho importante destacar o seguinte:

> No Serpro o Plone entrou de forma técnica.
> E brigamos contra a pressão de grandes softwares proprietários.

O mérito técnico é importante. Mas o principal é a adoção de software livre
frente a software proprietário. Isto porque o software livre promove a
inovação, possibilitando assim o avanço técnico. Quando uma instituição
adota o software livre, ela é livre para desenvolver a ferramenta.

Sobre estas "rivalidades", uma famosa é entre o Drupal e o Wordpress, mas
ambos melhoraram bastante ao analisarem seus pontos fracos e pontos fortes.
O fato de ambos serem software livre facilitou este intercâmbio de ideias e
permitiu o desenvolvimento colaborativo.

Na revista Libre Magazine (http://foz2011.drupal-latino.org/pt-br/magazine),
está publicado uma entrevista com Dries Buytaert, o fundador do Drupal,
onde ele fala sobre esta "rivalidade":

Cesar: De seu ponto de vista, como é a concorrência no software livre e de
código aberto? Vemos um tipo de "torcedor" torcendo para Drupal, Wordpress,
Joomla, todos tentando conseguir adeptos para o seu lado. Como alguém de
dentro, você vê isso como um comportamento saudável? Projetos de código
aberto se beneficiam de outros projetos de código aberto?

Dries: Eu acredito que a concorrência entre diferentes CMSs de Código
Aberto seja uma concorrência saudável. Saudável no sentido de que é focada
em tentar aprender uns com os outros, ao invés de tentar destruir-se
mutuamente. Em vez disso, compartilhamos anotações e melhores práticas, e
nos desafiamos uns aos outros a melhorar. No fim das contas as alternativas
de Código Aberto ao Drupal não são a concorrência real. A concorrência real
para o Drupal são os sistemas proprietários de gestão de conteúdo para
empresas.

Eu também fui entrevistado. Vejam minha resposta:

Cesar: O Dries, quando entrevistado por nós, ressaltou a importância da
saudável competição entre o Drupal e outros CMSs. No Brasil o Wordpress e o
Joomla são outros bons exemplos de CMSs populares. Há alguma interação e
troca de experiência entre estas comunidades e desenvolvedores em nosso
país?

Nick: Eu comentei sobre a aparência do Drupal. Ele realmente era o patinho
feio na época quando comparado com o Wordpress e o Joomla. Mas o Drupal
evolui muito desde então, tanto em aparência como em usabilidade, e muito
graças a esta competição saudável. O Wordpress e o Joomla também evoluíram
tecnicamente, inspirados principalmente pelo Drupal. Em nosso país, tivemos
o CMS Brasil 2009, que reuniu 500 participantes em torno justamente desses
três CMSs. Já foi um bom começo, mas acredito que uma maior interação e
troca de experiência entre as comunidades são necessárias.

A propósito, parabéns a comunidade brasileira por sedir a Plone Conference
2013! Espero que haja um espaço para um comparativo com outras ferramentas
e que possamos todos crescer juntos!

Abraços,
Nick