[plonegov-br] Consulta pública de CMSs no governo

Quinta Fevereiro 28 16:28:13 BRT 2013

No Interlegis o Zope entrou em 1999 por causa de um estudo que foi feito
pela Unicamp e apontou ele como a plataforma open source mais
sofisticada na época para desenvolver para a web, o que se encaixou como
uma luva nas necessidades do programa de desenvolver os softwares para
os municípios brasileiros. A partir daí, a utilização do Plone pelo
Interlegis foi natural e em 2003 ele desenvolveu o primeiro piloto com
Plone na construção de sua Intranet.

Nunca houve pressão política para manutenção do Plone, pelo contrário,
houveram vários questionamentos ao longo destes anos e por diversas
vezes o Interlegis tornou a fazer análises de outras plataformas open
source para verificar se já não haviam soluções mais adequadas para
atender às necessidades do programa.

Hoje, a linguagem de programação padrão no Interlegis é Python, é
utilizado Zope para os sistemas legados, Django para novos sistemas e
Plone para soluções de CMS. O Interlegis deve ter hospedadas em torno de
800 instâncias entre os produtos Portal Modelo, SAPL, SAAP, SPDO, sem
contar os que estão hospedados em provedores de terceiros ou nas
próprias casas legislativas em outros municípios.

Abraço,

Jean Ferri
Analista de Sistemas
Interlegis - Brasília (DF)