[plonegov-br] Consulta pública de CMSs no governo

Osvaldo Santana Neto osantana em python.org.br
Quarta Fevereiro 27 16:07:44 BRT 2013

Oi Pessoal,

Li a thread no drupal-br pela qual eu acredito que vocês estejam debatendo.

A minha opinião é a seguinte:

1. Participem da consulta pública alimentando ela com o maior número de
infos possíveis (ex. no tópico 'segurança' estão informando apenas
'seguro/não-seguro'... seria pertinente colocar aquele slide de uma
palestra do @ericof onde ele levantou o número de vulnerabilidades
registradas no CVE ano a ano).

2. Não 'invadam' a lista para reclamar ou 'peitar' os caras. O espaço é
deles e eles usam do jeito que quiserem pra falar mal e mentira de quem bem
entenderem.

3. Escrevam a história da adoção do Plone no governo em um local público e
usem os canais da comunidade python & apyb para divulgar essa história.
Sejam o mais honestos e francos possíveis porque sei que o Plone 'entrou'
no governo por vários canais diferentes. Em alguns desses canais devem ter
entrado de forma técnica e em outros de forma política (citem os dois
porque não tem nada errado em política e sim em corrupção).

4. O Paulino Michelazzo é empresário que vende Drupal igual a Simples ou a
Liberium são empresas que vendem Plone. Mostrem cases de sucessos e
fracassos de todas essas empresas.

5. Admitam os problemas do Plone sem paixão. Vocês sabem que não sou burro
nem desinteressado e mesmo assim não consegui usar Zope/Plone em toda a
minha vida. Complexidade, falta de documentação, overengineering, realmente
é (eram?) problemas do Zope/Plone.

6. Elogiem o Drupal e a sua comunidade pelas suas qualidades (ex. maior do
que a comunidade Plone) e convidem eles para conhecer o Plone melhor.
Mostrando similaridades, diferenças e onde um é melhor do que o outro.
Peçam ajuda deles para melhorar esse conteúdo.

Acho que se partirem pra essa abordagem as coisas ficam melhores para os
plonistas, para os drupalistas e para os clientes e usuários de CMSs

Osvaldo