[plonegov-br] Fwd: [Cisl-comunidade] Novo portal para o Departamento de Polícia Rodoviária Federal

Luciano da Rocha Ribeiro lrribeiro em uem.br
Segunda Abril 22 09:12:01 BRT 2013

Trabalho na Universidade Estadual de Maringá - UEM / Maringá-PR.

- Aqui na UEM a maioria da páginas são em Joomla.
  Existe uma página principal e várias outras independentes para os Centros, Departamentos e setores.

- Temos enorme problema de invasão de páginas.
  Toda semana tem uma página retirada do "ar" pelo suporte, por estar com algum "robô", ou a pedido do usuário por conter material ofensivo e/ou pornográfico.

- O usuário só "alimenta" sua página, muitos pegam a receita de como colocar a informação e não sabem o que é CMS, Joomla, PHP, ...

- Foi proposto o uso do Plone para oferecer páginas com mais segurança...

http://www.realstorygroup.com/Blog/2523-Is-Plone-Really-More-Secure-Than-Drupal-and-Joomla
Tony Byrne apresentou um relatório comparativo descrevendo as particularidades de segurança entre projetos CMS. Considerou que o fato do Plone usar Python o faça mais seguro do que o uso do PHP, e que o conjunto Plone / Zope possa ser mais seguro do que o Joomla / MySQL e Drupal / MySQL. Mas que o que mais prejudicou o Joomla foi seu próprio  sucesso, deixando-o mais suscetível...

Alguns relatos/comentários podem ser vistos na matéria...

- Tenho tentado aprender a usar o Plone. Tenho muita dificuldade, pois CMS para mim era "Communication Machine System" que usava em um mainfraimes IBM 4381 e também em um IBM 3090.... mal sei HTML e CSS (menos ainda rsrsr...).

- Não sou da área web mas tenho conseguido me virar com o Plone e algumas páginas que sofriam "ataques" por enquanto estão bem... claro que se o usuário marcar com a senha (e isso inclui um trojam..) o site será modificado, mas isso ao meu ver não é ataque e sim descuido e não importa se é Joomla ou Plone. Não sei ao certo qual a forma e nem o motivo destas invasões...