[plonegov-br] Novo portal do Interlegis

Quinta Outubro 4 17:35:09 BRT 2012

Em 04-10-2012 16:26, Tania Andrea escreveu:
> Jean,
>
> Temos várias Intranets que ainda estão em Plone 2.5. Portais novos já
> entram em versões novas...
>
> Mas quanto à migração de Plone 2.5 para 4.2, vocês consideraram o uso do
> transmogrifier?
>
> Qual era o volume da base migrada?
>
> Mais uma vez, parabéns à equipe!

Em torno de 1 GB. Consideramos usar o Transmogrifier, mas achamos um
pouco complicado e também queríamos chegar em um resultado final que era
todo o conteúdo migrado sem perda de informação, como ownership,
history, etc... A forma nativa de migração naturalmente preserva todos
estes metadados intactos. Então instalamos as versões intermediárias via
unified installer e migramos de versão em versão movimentando o Data.fs.

Em um dia a gente instalou todas as 8 versões de Plone em um mesmo
Ubuntu 12.04, resolvendo todas as dependências e pequenos defeitos
relativos à troca de libs do Ubuntu, etc. O que deu mais trabalho foi a
primeira migração para Plone 2.5, pois o portal antigo tinha tipos de
conteúdos customizados e também novos archetypes. Fizemos um script para
detectar tudo o que não era padrão e migrar estes tipos específicos para
conteúdos padrão do Plone. Depois disso foi só movimentar o Data.fs de
versão em versão aplicando a migração e corrigindo eventuais pequenos
defeitos, como remover objetos quebrados, por exemplo.

Eu acho que assim o resultado final ficou bom... Foi também uma boa
experiência para migrarmos o Portal Modelo nos próximos meses, mas
talvez para o PM, pela quantidade de portais, o Transmogrifier se
encaixe melhor, vamos ver, por isso precisamos estudá-lo com mais calma! ;-)

Jean Ferri
Analista de Sistemas
Interlegis - Brasília (DF)