[plonegov-br] Licitação de Plone

Sábado Novembro 24 10:38:05 BRST 2012

Erico,

Na semana após o Consegi? Topo! Será uma excelente discussão.

Vitor,

Espero poder ajudar com as informações que tenho de contratos em três
órgãos:
PF, MJ e MDS.

Na PF tem dois contratos "por hora": portais e consultoria de TI.
Todos os demais utilizam APF. Mais detalhes: Pregão do DPF - Contrato
17/2010.
Só precisamos receber um ticket (chamado) para atendimento de itens de
Portais e Interfaces Gráficas.
Funciona muito bem assim. O usuário final (responsável pelo conteúdo) é
atendido,
os portais sempre são aperfeiçoados, a equipe ganha em conhecimento e fica
o registro do que foi feito.

No MJ tive a oportunidade de ver como um contrato por ponto de função com
Plone foi feito,
porque a empresa em que trabalho também presta serviço lá.
Principais problemas:
1) os gestores não fazem questão de atualizar a versão do Plone.
Ajustes simples no site e melhorias de conteúdo não são feitos porque a
empresa
contratada não vai alocar recursos sem receber nada com isso.
2) o usuário gestor de conteúdo fica sem suporte! O MDS também passa por
isso.
Só a equipe técnica recebe treinamento. Resultado – uma ferramenta boa mas
com conteúdo mal aplicado.

De que adianta um ótimo CMS como o Plone se não é possível ensinar as
pessoas a publicar conteúdos neles?

Na PF, hoje, atendemos em média 2 usuários por dia com dúvida em alguma
questão de publicação.
Temos 55 intranets e dois de Internet.
No momento da implantação das Intranets dos Estados (SRs), em 2008, um
telefone ficava ocupado
por muito tempo para dar este atendimento e treinamentos via
audioconferência.
Mas agora é isso mesmo, recebemos apenas 1 a 2 ligações por dia para
orientar.

Fiquem atentos ao suporte ao usuário final.
Um dos principais benefícios do Plone é exatamente descentralizar a
manutenção do conteúdo
sem exijir nível técnico dos envolvidos.

Tânia Andrea