[plonegov-br] Licitação de Plone

Vitor Reis da Costa da Silva vitor.silva em planejamento.gov.br
Sexta Novembro 23 16:44:09 BRST 2012

Érico,

Muito interessante suas colocações, e concordo em grande parte com elas.
Na prática, o que esperamos que aconteça é que seja feito a reutilização
de código existente e disponível na comunidade, e a remuneração da
empresa seja baseado no que de fato foi desenvolvido.

Esse ponto é polêmico, e não temos nenhum 'mapa da mina' sobre o tema.
No entanto, quando analisamos as métricas possíveis (horas de
consultoria, homem/hora, especificação de produto para tomada de preço,
etc) não achamos nenhuma que resolvesse esse conflito que você bem
colocou e ao mesmo tempo deixasse nós gestores 'confortáveis'.

Digo 'confortáveis' por conta dos inúmeros apontamentos de órgãos de
controle e normatizações sobre o assunto. Se por um lado sabemos da
dificuldade da utilização da métrica de ponto de função para portais,
por outro, as outras métricas são alvos constantes de questionamento de
órgãos de controle e de difícil aferição (relação esforço x produto).

Mas a ideia é essa, precisamos debater uma forma de conseguirmos
contratar Plone na Administração Pública, de uma forma que seja ao mesmo
tempo produtiva e de passível de aferição.

Abraços, Vitor